Cidades

Em Guarulhos, sete idosos prestam queixas na Delegacia especializada por dia

 
Em Guarulhos, todos os dias sete idosos, em média, procuram a Delegacia do Idoso para prestar algum tipo de queixa em relação ao Estatuto do Idoso. Desde o início do ano, foram abertos cerca de 700 boletins de ocorrências, que incluem desde perda de documentos ou objetos e até reclamações de abandono por parte de familiares.
 
Como suporte para o encaminhamento de quem chega à delegacia, Guarulhos conta com o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, que conta com os CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e CCI (Centros de Convivência ao Idoso). 
 
 
Sempre que há denuncias de maus tratos ou violação dos direitos, os idosos são atendidos pelos CREAS, onde passam por atendimento psicossocial e são inseridos em atividades próprias para suas idades e condicionamento.
 
Segundo a Secretaria, hoje Guarulhos conta com seis parcerias com instituições de longa permanência para idosos, porém as vagas são prioritárias para quem esteja em situação de risco ou que seja confirmado que algum de seus direitos esteja sendo violado.
 
Em dois CCIs, há atividades que possam contribuir com o processo de envelhecimento com saúde tanto nos vínculos familiares como no convívio com a comunidade, além de prevenir situações de risco social. Além disso existem creches públicas onde filhos ou responsáveis que não tenham onde deixar o idoso ou condições de contratar cuidadores enquanto trabalham, possam deixá-los em segurança durante o dia.
 
Serviço
Delegacia do Idoso 
Av. Monteiro Lobato, 244 – Vila Miriam (Ao lado do 1º DP)
2479-3591
Dique Denuncia: 181