Cidades

Em manifesto, artistas exigem instalar cineclube no antigo prédio da Câmara

A instalação do Cineclube no antigo prédio da Câmara Municipal, localizado na praça Getúlio Vargas, é a principal exigência de um grupo de artistas, ligados ao Fórum Audiovisual de Guarulhos, em manifesto entregue nesta terça-feira ao prefeito Guti e ao subsecretário de Cultura Adalmir Abreu, além de endereçar também ao vice-prefeito Alexandre Zeitune. Eles solicitam que a Prefeitura promova a desocupação imediata dlo “gabinete” do vice-prefeito, que se instalou no local sem autorização, e pelo Procon. O grupo que desenvolver o programa de política pública Grucine. 
 
Liderado pelo produtor cultural Tico Barreto, o manifesto conta com recolheram mais de 700 assinaturas populares, de 30 vereadores da Câmara Municipal, além de nomes de grande representatividade no meio audiovisual brasileiro, como os atores e atrizes Vera Fischer, Paulo Betti, Dira Paes, Bárbara Paz, o cineasta Edu Felistock, entre outros, como o artista plástico guarulhense Gilmar Pinna e os conselheiros municipais de Cultura, Izabel Neiva e Marcelo Guanais. 
 
O prédio onde funcionava a Câmara Municipal deveria estar sendo utilizado pela Secretaria de Cultura desde a gestão passada.Após ter sido desocupado pelo Legislativo, recebeu algumas destinações, nunca concretizadas e acabou ficando abandonado até 2016, quando o Procon se mudou para o local após um incêndio na sede que ocupava na avenida Salgado Filho. O Ministério da Cultura chegou a destinar verbas para que o prédio fosse utilizado pela Cultura.  Porém, o processo acabou arquivado. “
 
No manifesto, os artistas afirmam “esperar contar com a compreensão do Executivo e a imediata desocupação do prédio das atividades não relacionadas à cultura e a finalização dos trâmites necessários para a entrega do prédio ao audiovisual”. 
 

Posso ajudar?