Cidades

Em nota, Prefeitura admite transferência de pacientes do HMU

Depois que o GuarulhosWeb publicou que o Hospital Municipal de Urgências (HMU) teve uma interdição no início da tarde desta terça-feira, a Secretaria de Saúde de Guarulhos  divulgou uma nota oficial sobre o assunto.

A Secretaria  informa que a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Municipal de Guarulhos (HMU) identificou contaminação na ala de observação do Pronto Socorro (PS) pela bactéria acinetobacter baumannii.

Essa bactéria, muito frequente em ambientes hospitalares, é resistente a várias classes de antibióticos. Não se trata, porém, de superbactéria, mas de uma bactéria resistente. A transmissão da acinetobacter ocorre por contato com superfícies contaminadas.
Após essa identificação, foram tomadas as seguintes providências:
– Interdição da observação do Pronto Socorro de forma preventiva;
– Isolamento dos pacientes expostos a riscos;
– Limpeza e desinfecção total do ambiente;
– Exame dos pacientes expostos;
-Treinamento e capacitação dos funcionários para a intensificação de medidas preventivas de controle de infecção.
Para a viabilização da limpeza, 30 pacientes estão sendo transferidos para outras unidades hospitalares de Guarulhos. Vale ressaltar que nem todos os pacientes removidos estão contaminados; a transferência é para liberar o espaço para limpeza e desinfecção.
Durante a desinfecção, o Pronto Socorro estará recebendo apenas casos de urgência e emergência. A Secretaria de Saúde informa ainda que foram coletados exames de todos os pacientes que ocupavam a ala de observação do PS.
Por fim, a Secretaria de Saúde informa que, de maio a junho, houve o registro de quatro óbitos de pacientes com a referida bactéria. Ao darem entrada no hospital esses pacientes já apresentavam quadro de saúde bastante grave.
 
 

 

Posso ajudar?