Economia

Em NY, Dow Jones e S&P 500 recuam e Nasdaq sobe após Fed manter juro inalterado

Os índices Dow Jones e S&P 500 fecharam em queda nesta quinta-feira, 17, enquanto o Nasdaq subiu, depois de o Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) manter a taxa básica de juros inalterada e expressar preocupação com a recente turbulência nos mercados globais.

As bolsas de Nova York oscilaram em seguida à decisão do Fed, reagindo primeiro em alta, mas perdendo força posteriormente. O Dow Jones caiu 65,21 pontos (0,39%) e fechou aos 16.674,74 pontos e o S&P 500 perdeu 5,11 pontos (0,26%) e fechou aos 1.990,20 pontos. Já o Nasdaq avançou 4,71 pontos (0,10%), para 4.893,95 pontos.

O Fed deixou os juros inalterados após semanas de debate sobre se era ou não o momento de iniciar a normalização da política monetária. Embora os juros ainda perto de zero sejam um fator positivo para os mercados de ações, muitos investidores ficaram cautelosos diante do destaque dado pelo banco central dos EUA às preocupações com a fraqueza das economias e dos mercados globais.

No comunicado emitido após o fim da reunião, o Fed afirmou que está “monitorando os acontecimentos no exterior”, em um sinal do temor com o ritmo lento do crescimento econômico fora dos EUA, em particular na China.

“Nós precisamos de evidências de que essa economia dos EUA pode sobreviver sozinha sem o suporte do Fed”, comentou Peter Stournaras, que supervisiona US$ 17,8 bilhões como gerente de carteira do BlackRock Large Cap Series Funds.

“Eles devem ter visto alguma coisa por aí realmente assustadora”, afirmou Floyd Upperman, um operador independente da Califórnia, em referência aos dirigentes do Fed. “As incertezas permaneceram”, acrescentou.

As ações do setor financeiro lideraram as perdas em Nova York, pressionadas pelo ambiente de juros baixos que limita os lucros obtidos com empréstimos e os spreads. Bank of America caiu 2,9% e J.P. Morgan Chase recuou 2,3%. Fonte: Dow Jones Newswires

Posso ajudar?