Guarulhos tem testemunhado uma grande transformação em sua educação nos últimos oito anos. Sob a gestão do prefeito Guti, ações arrojadas e um planejamento estratégico têm redesenhado o cenário educacional local, trazendo benefícios de longo alcance para a população.
Quando Guti assumiu o governo em 2017, encontrou um cenário desafiador: escolas precárias, obras paradas e equipamentos públicos deteriorados. Um retrato de abandono. Porém, ao longo de dois mandatos, a administração se dedicou a reverter essa situação com entregas significativas e soluções inovadoras.
Desde então, mais de 20 obras foram entregues, incluindo unidades educacionais e espaços multifuncionais. Destaques como os CEUs Bonsucesso, Continental, Vila São Rafael e São Domingos, além da reativação da Cidade Mirim – Ayrton Senna da Silva e do arrojado circuito de arvorismo no Parque Júlio Fracalanza, transformaram-se em símbolos da revitalização urbana e educacional.
A educação integral também foi uma prioridade. Hoje, mais de 120 escolas da rede municipal oferecem período integral, atendendo cerca de 30 mil alunos. Além do tempo ampliado, essas escolas proporcionam refeições diárias e uma gama diversificada de atividades, desde artes marciais até oficinas de música e skate, graças a programas como Educa Mais e EducaCEU.
Alex Viterale, secretário de Educação, enfatiza o impacto dessas ações:
“A expansão do número de atendimentos em tempo integral ressalta o compromisso da administração em garantir aos estudantes atividades educativas diversificadas no contraturno das aulas, com cinco refeições durante o período de permanência nas escolas, a entrega de ovos de páscoa garantida por lei do prefeito Guti, ações alinhadas à meta de extensão da jornada escolar do Plano Nacional de Educação.”
Outro marco é a inclusão de alunos com deficiência. Cerca de 6 mil estudantes são atendidos em 91 polos de atendimento, com salas de apoio especializado e classes bilíngues para surdos. Esses esforços reafirmam o compromisso da gestão com a inclusão e os direitos constitucionais.
A modernização também chegou ao centro da cidade. O Casarão da Nossa História, que está em fase de restauro, se tornará um espaço para resgatar a memória e valorizar o patrimônio cultural da cidade, reforçando o vínculo entre passado, presente e futuro.
Além de ampliar e modernizar a infraestrutura escolar com a entrega de cinco novas escolas, 18 unidades paralisadas foram concluídas, beneficiando milhares de famílias. A rede física saltou para 157 unidades próprias e 108 parceiras, oferecendo, junto ao programa Mais Futuro, mais de 100 mil vagas em cursos e oficinas.