Após 356 dias no espaço, o astronauta Frank Rubio conquistou um marco nesta segunda-feira (11) ao se tornar o norte-americano que passou mais tempo na órbita da Terra. Esse feito superou o recorde anterior de 355 dias, que pertencia a Mark Vande Hei, ambos membros da NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço).
A missão de Rubio está programada para continuar pelo menos até o próximo dia 27, o que o permitirá ultrapassar a marca de um ano no espaço. Para celebrar essa conquista dos Estados Unidos, a NASA planeja transmitir ao vivo uma conversa entre os dois astronautas ainda nesta terça-feira (12).
Bill Nelson, administrador da NASA, expressou em um comunicado divulgado nas redes sociais na segunda-feira. “À medida que ele quebra recordes como astronauta americano, ele também está abrindo caminho para as futuras gerações”, destacou Nelson.
O russo Gennadi Padalka atualmente detém o recorde mundial de permanência no espaço, com 879 dias acumulados ao longo de cinco voos espaciais distintos.