Na tarde desta segunda-feira, 30, o ex-jogador da Seleção Brasileira de Vôlei, Giovane Gávio, ministrou palestra para gestores e diretores de cursos da Universidade Guarulhos (UnG).
Com o tema “Glória é fruto do trabalho”, o atleta falou sobre desafios, liderança, autoestima, comprometimento, entre outras características fundamentais para o desenvolvimento de funções profissionais.
Bicampeão olímpico em 2004, o atleta começou no esporte aos 12 anos de idade, jogou em dez equipes em sua carreira, foi eleito o melhor atacante da Copa do Mundo no Japão em 2003 e carrega no currículo mais de quatro anos de experiência profissional como técnico. O segredo para o sucesso? Dedicação, disciplina e muito trabalho. “O importante é o aproveitar bem o tempo, chegar ao máximo da nossa capacidade, oferecer o nosso melhor e nunca economizar nos esforços para conseguir o resultado. Aqueles que alcançam o sucesso não tiveram sorte ou apenas talento. É preciso construir nosso caminho, saber trabalhar em equipe, compreender que cada um tem seu diferencial e treinar muito”, garante o jogador.
Giovane demostrou sentir carinho especial por instituições de ensino. “Se hoje conquistei meus sonhos foi porque tive bons professores, que me auxiliaram na carreira esportiva, me incentivaram a treinar, a correr, a saltar, a desenvolver meus diferenciais esportivos. Falar com professores universitários é um prazer, pois são estes que tem o desafio de lapidar os profissionais do futuro”, disse.
Trabalho em equipe e flexibilidade para lidar com pressão são alguns dos ensinamentos que o esporte traz e que podem servir de inspiração para o mundo corporativo. É durante os treinamentos que o técnico e os jogadores analisam seus potenciais, apontam os melhores em cada posição, ensaiam jogadas, combinam estratégias, minimizam as falhas e investem tempo, pois sabem que uma equipe que não treina, não á capaz de chegar aos melhores resultados. “O grande desafio de um time é fazer com que todos tenham censo de união e pensem da mesma forma. Os profissionais devem ser comprometidos com a empresa, ganhar ou perder juntos, se ajudarem do inicio ao fim. Isso faz a diferença em uma equipe de sucesso”, ensina.
Para os futuros profissionais, ele deixa alguns ensinamentos e sinaliza a preocupação com a o excesso de informação e comodidade em que se encontram alguns jovens. “É preciso ter foco. A tecnologia da informação nos possibilita grandes avanços, mas também levar muitas pessoas a seguirem na zona de conforto. Se for para fazer algo, faça o melhor e busque ser um campeão”, finaliza.
Estiverem presentes na palestra a reitora da UnG, prof. Luciane Lúcio Pereira, o pró-reitor de Graduação, prof. Mario Alberto Perito, o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, prof. Anselmo Milani, a gerente de Marketing, Lúcia Ribeiro, entre outras autoridades da Instituição.