De acordo com os parlamentares ouvidos pelo GuarulhosWeb, Eduardo Soltur (PSD), presidente da Câmara, Lameh Smeili (PTdoB) e Marcelo Seminaldo (PT), durante a sessão plenária desta terça-feira, 26, todos foram unânimes na atribuição do período eleitoral para redução dos trabalhos do Poder Legislativo. Os trabalhos, nesta tarde, duraram apenas 30 minutos.
"Sem dúvidas tem a influência do período eleitoral na redução dos trabalhos desta Casa. Não somente, em Guarulhos, mas em todas as Câmaras funcionam dessa forma. É até normal ou praxe acontecer isso durante o período eleitoral", declarou o presidente da Câmara, Eduardo Soltur.
Já o parlamentar petista Marcelo Seminaldo atribuiu o baixo rendimento à elaboração das pautas pela presidência, mas concordou que processo eleitoral contribui de forma direta nos trabalhos do Legislativo durante às sessões plenárias.
"Quem faz as pautas do dia é a presidência. Como somos uma casa política, com certeza o tema eleitoral infuência nos trabalhos. Mas ressalto que a nossa maior função é fiscalizar, até por que não podemos criar Projetos de Lei que gerem custos para o município", disse Seminaldo.
Em contrapartida, o vereador e candidato a deputado estadual Lamé Smieli, afirma que as sessões somente são estendidas quando existem projetos polêmicos na pauta. No entanto, reitera, independente do processo de campanha sua presença e participação nos trabalhos do Legislativo.
"Sempre foram tratados dessa forma com exceção dos projetos que geram polêmicas. É até de certa forma natural a ausência dos vereadores em função das campanhas, mas nunca faltei às sessões e sempre tive participação efetiva nas comissões parlamentares", encerrou.