Dentro do G4 do Campeonato Brasileiro e enfrentando uma equipe que disputa a Série B, era de se esperar uma vitória do Grêmio sobre o Criciúma, nesta terça-feira, pela rodada de ida da terceira fase da Copa do Brasil. Mas o clube catarinense, comandado pelo ex-jogador e agora técnico Petkovic, surpreendeu e ganhou por 1 a 0, em plena Arena Grêmio, em Porto Alegre.
Na próxima terça-feira, às 21 horas, no estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC), o Grêmio se vê na obrigação de atacar para conseguir a classificação às oitavas de final. Um novo 1 a 0, desta vez para os gremistas, levará a decisão para a disputa por pênaltis. Qualquer outra vitória dará a vaga para a equipe gaúcha, que irá para a Copa Sul-Americana caso seja eliminada.
Para o Criciúma – que faz campanha mediana na Série B, mas vem apresentando uma melhora de rendimento desde a contratação de Petkovic há três semanas -, a vitória representou o quinto jogo de invencibilidade. E a quebra da série de seis triunfos seguidos do Grêmio em sua arena.
O gol da vitória do Criciúma foi marcado aos 33 minutos do primeiro tempo. Após cruzamento da ponta direita, feito por Rodrigo, o atacante Lucca ganhou no alto de Pedro Rocha e cabeceou sem chances para o goleiro Marcelo Grohe.