Empossado nesta quinta-feira, 10/9, como novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux diz que não admitirá agressão à Corte enquanto estiver no mandato.
Ele substituirá Dias Toffoli pelos próximos dois anos. Sua vice será a ministra Rosa Weber. “Aos meus colegas Ministros do Supremo Tribunal Federal, de ontem, de hoje e de sempre, presto a profissão de fé de que não economizarei esforços para manter a autoridade e a dignidade desta Corte, conjurando as agressões lançadas pelos descompromissados com a pátria e com o povo do nosso país”, afirmou Fux.
“Esses corruptos de ontem e de hoje é que são os verdadeiros responsáveis pela ausência de leitos nos hospitais, de 24 saneamento e de saúde para a população carente, pela falta de merenda escolar para as crianças brasileiras e por impor ao pobre trabalhador brasileiro uma vida lindeira à sobrevivência biológica”, completou o presidente.
Fux é carioca e formado em direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Ele atuou como advogado e promotor e ingressou para a magistratura na década de 1980.