O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, encontrou o primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, pela primeira vez, no Salão Oval, nesta sexta-feira, 27. Aos repórteres, Biden afirmou que os países iriam conversar sobre a "ameaça" vinda do Irã e o comprometimento de ambos os Estados em assegurar que Teerã nunca desenvolva uma arma nuclear.
"Colocamos a diplomacia em primeiro lugar e estamos vendo aonde ela vai nos levar. Caso a diplomacia falhe, estamos prontos para avaliar outras opções", afirmou Biden.
De acordo com o líder americano, ele e Bennett se tornaram "amigos próximos". A Casa Branca irá encorajar que Israel estreite laços com países muçulmanos, disse Biden. A promoção da paz e segurança de israelenses e palestinos também esteve em pauta, segundo o presidente.
Em relação às doses de reforço da vacina contra a covid-19, Biden afirmou que os EUA irão levar em consideração o conselho israelense de adiantar a aplicação da terceira dose do imunizante e elogiou o "sucesso" da campanha de vacinação de ambos os países. A princípio, a dose de reforço deve começar a ser aplicada em meados de setembro nos EUA.