Assim como no primeiro turno, Guarulhos e Flamengo empataram em 1 a 1, na manhã deste domingo, 1º/07, no Estádio Antônio Soares de Oliveira, em jogo válido pela penúltima rodada da 1ª fase do Campeonato Paulista da 4ª Divisão. O resultado classificou o Rubro-Negro para a próxima fase da competição, que já tinha o Guarulhos garantido. O Índio manteve a liderança do grupo 4.
Mas as semelhanças entre o jogo deste final de semana e o de maio não param no resultado. No jogo de ida, o Flamengo também saiu na frente. Também com o zagueiro Vinícius Bebê. Também teve chance de matar o jogo, tomou pressão e sofreu o empate no fim quando o Guarulhos pressionava. Até a confusão após o apito final reprisou o primeiro confronto entre os rivais.
O jogo
Precisando pelo menos do empate para garantir a classificação para a segunda fase, o Flamengo tomou a iniciativa de atacar. Logo aos 3 minutos, Greick se antecipou ao zagueiro adversário e interceptou passe do goleiro Isac, mas chutou para fora, perdendo grande chance.
O Guarulhos respondeu aos 9, em chute perigoso de fora da área de Mendes. Aos 25, Alisson também arriscou de longe. O Índio pareceu sentir a falta do artilheiro Alan, que desfalcou o time por causa de uma contusão na coxa direita.
O Flamengo buscou mais o gol na primeira etapa e foi recompensado aos 39. Zé Gatinha fez boa jogada e cruzou na cabeça de Luan, que ganhou escanteio. Na cobrança, Bebê subiu mais que a zaga do Guarulhos e abriu o placar.
O meia atacante Greick voltou a perder boa chance, no começo do segundo tempo, antes do primeiro minuto. O Flamengo começou melhor a segunda etapa, mas isso durou pouco. O técnico Claudio Matosinhos colocou o atacante Romarinho no Guarulhos aos 5 minutos. E, no primeiro toque na bola, o atacante já perdeu um gol, ao receber bola na área de Felipinho.
A entrada de Romarinho mudou o panorama da partida. O Guarulhos tinha mais posse de bola e ocupava o campo de ataque. O Flamengo apostava nas puxadas de contragolpe, com Greick e Zé Gatinha, pela direita, e Juliano, pela esquerda.
A estratégia de Marcelo Marelli, comandante Rubro-Negro, só não deu certo porque seus atacantes desperdiçaram três chances claríssimas para matar a partida. Aos 12, Luan, da entrada da pequena área, chutou em cima do goleiro Isac, após passe açucarado de Greick. Ítalo – que entrou no lugar de Luan – teve duas oportunidades, aos 35 e 37 minutos.
No primeiro lance, Zé Gatinha fez uma bela jogada. Se livrou da marcação de dois adversários e tocou para Ítalo chutar na trave. Dois minutos depois, o atacante recebeu lançamento longo, de frente com Isac, mas adiantou a bola e deu chance do goleiro do Guarulhos defender.
O velho ditado “quem não faz toma” se fez presente aos 40 minutos. Quase sobre a linha de fundo, pela direita, Romarinho deixou dois marcadores do Flamengo na saudade e cruzou forte. Bruninho, do Guarulhos, dividiu com Bebê e Raphão. Ian ainda tentou tirar a bola, mas ela entrou.
PC, do Flamengo, foi expulso aos 47 minutos. Após receber cartão amarelo por falta em Mendes, o volante reclamou muito com o árbitro Alessandro Darcie e foi mais cedo para o vestiário. Os ânimos alterados geraram, também, um acirrado bate-boca entre o técnico Marelli e parte da torcida do Flamengo. A discussão começou após o gol do Guarulhos e se estendeu até a entrada dos times para o vestiário.
Ficha Técnica
Guarulhos 1 x 1 Flamengo
Campeonato Paulista 2018, 4ª Divisão – 13ª Rodada – 1ª Fase
Estádio Antônio Soares de Oliveira, em Guarulhos
Público e renda: 387 pagantes / R$ 2.458
Gols: Vinícius Bebê, 39’1t (Flamengo); Bruninho, 40’2t (Guarulhos)
Cartões amarelos: Guilherme, 7’2t (Guarulhos); Raphão, 10’2t e PC, 47’2t (Flamengo)
Cartão vermelho: PC, 47’2t (Flamengo)
Arbitragem: Alessandro Darcie (árbitro), Eduardo Vequi (auxiliar 1), Vladimir Nunes da Silva (auxiliar 2) e Gilmar Pedroso Rocha (Quarto árbitro)
Guarulhos: Isac, Macksuel (Custódio), Morais, Guilherme (Iago), William Lucas, Costa, Bruno, Felipinho, Mendes, Bruninho, Alysson (Romarinho). Téc.: Claudio Matosinhos
Flamengo: Matheus Santillo, Ian, Vinícius Bebê, Brendo, Raphão, João Victor, Greick (PC), João Paulo, Luan (Ítalo), Zé Gatinha e Bruno Freitas (Juliano). Téc.: Marcelo Marelli
Demais resultados
São José 1 x 1 Paulista
Amparo 6 x 2 Joseense
Atlético Mogi 0 x 0 União Mogi
Classificação – Grupo 4
1º Guarulhos – 29 pts
2º São José – 27 pts
3º Flamengo – 26 pts
4º Paulista – 24 pts
5º Amparo – 18 pts
6º Joseense – 13 pts
7º União Mogi – 10 pts
8º Atlético Mogi – 1 pt