Em reunião por teleconferência realizada no final da tarde desta quarta-feira, 29/04, com prefeitos de todo o Estado de São Paulo, o governador João Doria (PSDB) foi enfático ao exigir de todos os municípios sigam as regras impostas pelo Governo no que se referem às regras de isolamento social em decorrência da pandemia do Covid-19. “É fundamental que haja a unidade das ações, principalmente as cidades das regiões metropolitanas”, frisou.
Dória adiantou aos prefeitos que no dia 8 de maio fará um anúncio oficial com as regras de flexibilização do isolamento social. Mais cedo, ele afirmou que será difícil qualquer flexibilização com os índices de isolamento abaixo de 50%, conforme vem sendo registrado no Estado. Disse também que não aceitará qualquer antecipação de regras em função do Dia das Mães, comemorado no próximo dia 10. “Em tempos de pandemia, com notícias de mortes, não teremos o que comemorar neste dia das mães”, lamentou.
O secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, afirmou que “6.000 mortes foram evitadas devido às ações de isolamento social implantadas ainda em março pelos municípios da Região Metropolitana, o epicentro da pandemia de Covid-19 no Brasil”.