A dez dias das eleições, o prefeito Sebastião Almeida (PT), junto a alguns secretários municipais, mantém a agenda cheia. Entre caminhadas de apoio a candidatos do partido, ele vem participando de eventos que contemplam inaugurações de equipamentos de setores espalhados pela cidade – até lançamento de pedras fundamentais de obras. Nesta quarta-feira ele foi ao Jardim São João e ao Pimentas, acompanhado do secretário de Transporte e Trânsito, José Evaldo Gonçalo, para lançar o processo da construção dos terminais urbanos. Em 2006, o ex-prefeito Elói Pietá (PT) havia prometido concluir os dois projetos antes do final do mandato dele, em 2008, o que não ocorreu.
Nos dois bairros, Almeida chegou a subir em tratores. Apesar da iniciativa, moradores cobram investimentos em infraestrutura para reunir condições de abrigar equipamentos de grande porte. "Para abrigar esta estrutura é necessário melhorar as ruas. Com a inauguração do terminal, o trânsito neste local deve piorar", declarou a auxiliar administrativa, Renata Santos, 26 anos, sobre o lançamento no Jardim São João.
Além dos equipamentos que fazem parte da reestruturação do sistema de transporte da cidade e do plano de implantação do Bilhete Único, que diferentemente das promessas, deve ficar para 2011, o prefeito afirma que a cidade necessita de mais terminais para qualificar o atendimento, incluindo os que serão construídos pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). "Será necessária à construção de oito terminais em toda cidade para oferecer serviço qualificado. Inclusive os corredores serão projetados nos moldes do Diadema-São Paulo, que classifico como ideal", afirma.
Como publicado pelo Guarulhos Hoje na edição do último dia 17, os terminais urbanos, que serão administrados pela Prefeitura, devem funcionar apenas em outubro de 2011.
Inacabado – A Secretaria de Educação promove nesta semana a inauguração de dois equipamentos. De forma parcial, a população do Ponte Alta e bairros vizinhos poderão usufruir de atividades culturais com a abertura do teatro do futuro Centro Educacional Unificado (CEU).
O teatro com área de 2 mil m² terá capacidade para 350 lugares, oferecendo ainda aulas de música e artes cênicas.
A Pasta, dirigida pelo secretário Moacir Souza, inaugura no próximo sábado a Escola Álvares de Azevedo, no Jardim Otawa com estrutura para atender 700 alunos. Questionada sobre quando a escola será aberta para os estudantes, a Secretaria não se pronunciou até o fechamento desta edição.