O ex-prefeito Elói Pieta, que foi descartado pelo PT e disputa as eleições pelo Solidariedade, disse durante sabatina no portal UOL no início da noite desta segunda-feira que o presidente Luís Inácio Lula da Silva ainda não declarou quem apoia na cidade. Em resposta à pergunta da jornalista Ana Albuquerque, Elói disse que o PT é maior que a direção do partido e criticou a direção municipal que, segundo ele, contrariou o estatuto da sigla e como era preciso estar em um partido para ser candidato, escolheu o Solidariedade.
Pietá ressaltou que o presidente Lula não declarou apoio a nenhum candidato em Guarulhos e destacou que tem uma boa relação com Lula que o teria ajudado muito quando foi prefeito. “O Lula esteve oito vezes na cidade quando eu fui prefeito”, afirmou. A declaração de Elói contraria a campanha do deputado federal Alencar Santana, candidato do PT, que usa a imagem de Lula e garante ser o candidato escolhido pelo presidente.
Questionado sobre quais petistas estão com ele, Elói citou seu ex-vice, Carlos Derman, que teve uma passagem como secretário de Saúde na gestão de Sebastião Almeida, o mesmo que abriu espaços para o ex-prefeito ingressar no Solidariedade, comandado por Paulinho da Força, e poder disputar as eleições. A jornalista voltou a insistir sobre o apoio de Lula e Eloi disse que vai esperar uma declaração dele para saber quem realmente apoia.
O UOL iniciou nesta segunda-feira uma série de sabatinas com os principais candidatos a prefeito de Guarulhos, a exemplo do que vem realizando em outras grandes cidades brasileiras. Na quinta-feira (22), também às 18h30, o candidato sabatinado será Lucas Sanches (PL). Já na sexta-feira (23), no mesmo horário, será a vez do Xerife Jorge Wilson (Republicanos), encerrando o ciclo de sabatinas em Guarulhos.