Parado desde 27 de setembro de 2011, quando um acidente matou seis passageiros e feriu 60 pessoas, o bonde de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, voltou a circular nesta quarta-feira, em testes, pelos Arcos da Lapa, no centro da capital fluminense. Ainda não há transporte de passageiros – a retomada desse serviço estava previsto pelo governo estadual para março passado, mas o prazo não foi cumprido. Moradores de Santa Teresa reclamam da demora.
Desde agosto, o bonde é submetido a testes estáticos e dinâmicos na rua Joaquim Murtinho, em Santa Teresa. A partir de hoje, os testes passam a ser realizados no trecho entre o Largo do Curvelo e a Estação Carioca, passando pelos Arcos da Lapa. O traçado total da linha de bondes será de 10,5 km, mas só estará disponível no final de 2015.
Até agora já foram instalados 3,5 km de trilhos e rede aérea. Catorze bondes serão usados no serviço. Todos têm estrutura de aço reforçado, sistema de tração controlado eletronicamente, freios dinâmico e magnético, GPS, estribos retráteis e quatro câmeras de monitoramento.