Política

Em três meses, Almeida muda direção do Saae pela segunda vez

O engenheiro civil Afrânio de Paula Sobrinho, 49 anos, assumiu ontem a Superintendência do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Guarulhos.

É segunda que vez que o comando da autarquia muda em um prazo de apenas três meses, após a saída de João Roberto, que ficou à frente do serviço por quase oito anos.

Em julho, o engenheiro civil Marcos Tsutomu Tamai, 44 anos, assumiu o posto máximo da autarquia. No entanto, pediu exoneração do cargo esta semana alegando compromissos empresariais particulares.

O novo superintendente integrava a equipe da autarquia municipal desde 2001, como diretor do Departamento de Planejamento e Projetos. Formado em engenharia civil, em 1985, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Sobrinho tem especialização em Engenharia de Controle da Poluição Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública daquela mesma instituição.

De acordo com a assessoria de imprensa do Saae, Sobrinho atua na área de saneamento desde 1986; no começo na iniciativa privada, na área de estudos e projetos, e posteriormente, a partir de 1991, no setor público, na execução e no gerenciamento de estudos e obras e na operação e manutenção de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Entre 1993 e 1994, Afrânio participou do processo de criação da Companhia de Saneamento de Diadema (Saned), ocupando depois os cargos de gerente de Desenvolvimento e Expansão (1994-1995) e diretor de Operações (1996).
Entre 1997 e 2000, foi assistente-técnico da Superintendência do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa).


Posso ajudar?