Cidades

Em uma hora, tempestade provoca enchentes e danos em Guarulhos

Avenidas muito movimentadas como a Paulo Faccini foram muito afetadas

Após cerca de uma hora de chuva intensa e também tempestade de granizo na tarde desta terça-feira, guarulhenses tiveram que lidar com pontos de alagamentos e obstrução de vias, além de veículos danificados.

Na avenida Paulo Faccini houve alagamento próximo ao trecho de encontro com a avenida Tiradentes, provocando congestionamento em decorrência da lentidão dos veículos na passagem pelo ponto, além do reflexo dos semáforos desligados na região. Na praça 3º Sargento Wilson Ramos, na avenida Salgado Filho, árvores tiveram partes do tronco quebrados.

No encontro entre a avenida Presidente Tancredo Neves com a rua José Triglia, próximo ao Viaduto Cidade de Guarulhos, também houve alagamento – impedindo a passagem de veículos. Ainda na região central, o protético Rafael Delorenzo Junior, 28 anos, teve o carro danificado enquanto trafegava na rua Cajuru. "A chuva de granizo quebrou o vidro traseiro do carro, além de amassar toda a lataria do teto.", contou.

No Jardim Tranquilidade, o contador Mauro Donizete, 52 anos, teve o toldo do seu escritório destruído por conta do peso do granizo. "Na hora da chuva, o toldo se rompeu", explicou.

Energia elétrica – Diversos pontos da cidade ficaram sem energia elétrica. A EDP Bandeirante informou que granizo, fortes ventos e descargas atmosféricas provocaram a interrupção.

 

Ocorrências – A Defesa Civil Municipal informou que, até as 18h50, haviam sido registradas 17 ocorrências – entre elas destelhamentos de casas, alagamentos em vias e queda de árvores. Não houve vítimas.

O Corpo de Bombeiros atendeu a oito ocorrências, dentre elas a queda de parte do muro da escola municipal Felício Marcondes, no Paraventi, o destelhamento da escola municipal Fioravante e o desabamento por completo de uma casa no Continental II.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, a previsão inicial de chuva para Guarulhos era de 5 milímetros. No entanto, a tempestade de granizo foi de 27 mm – cinco vezes mais.

Os principais bairros atingidos foram Vila Rosália, Jardim Tranquilidade, Gopouva, Vale dos Machados, Picanço, Recreio São Jorge, Vila Augusta, Jardim Flor da Montanha, Santa Mena, Vila Endres e Jardim Santa Maria. A Defesa Civil enviou equipes aos locais atingidos.

Mais imagens sobre estragos causados

Posso ajudar?