A retomada da Câmara, ocorrida na tarde desta terça-feira, 2/2, contou com a presença do prefeito Guti, que aproveitou os 10 mintos de fala durante a sessão para pedir que os vereadores aprovem a PPP (parceria pública privada) da Educação – um dos maiores desafios deste mandato – que tem como objetivo reestruturar o sistema educacional da cidade.
Segundo Guti, a aprovação do projeto vai facilitar a implantação de novos centros educacionais no município. “Estamos falando de estruturação da educação, construir novas escolas. A cidade não tem recurso pra investir. É uma operação financeira com a execução de obras. Vamos antecipar um dinheiro privado a construção de inúmeras escolas, creches e Ceus, gerando economia aos cofres do município”, afirmou.
“O projeto nada tem a ver com sistema pedagógico, com sala de aula, professor ou aquela pessoa que faz a comida, a cozinheira, a tia da cozinha”, completou. De acordo com Guti, o emprego dos profissionais da educação não será ameaçado com a medida. Pelo contrário, com a construção de novas escolas, Guarulhos terá que contratar mais.
O objetivo da Prefeitura é construir pelo menos cinco CEUs até o final do mandato, além de ejetar recursos na implantação de novas creches e escolas. Atualmente, apesar de não implantadas novas iniciativas, Guarulhos está acima da média nacional no Idep (índice de ensino).
Após a fala de Guti e o pronunciamento do secretário de Saúde, José Mário Clemente, que falou sobre a vacinação em Guarulhos, a Sessão Extraordinária foi encerrada por falta de quórum.