Internacional

Embaixador venezuelano rejeita críticas dos EUA na ONU

O enviado da Venezuela na Organização das Nações Unidas (ONU), Jorge Valero, rejeitou hoje as críticas da enviada dos Estados Unidos, Nikki Haley, dizendo que o governo americano “não tem autoridade moral para se colocar no papel de julgador universal em termos de direitos humanos”.

O embaixador insistiu que os EUA devem “pedir desculpas ao mundo pelas atrocidades que cometeu ao longo da história”.

Valero ainda falou das “práticas dos Estados Unidos de torturar pessoas arbitrariamente presas em instalações ilegais”, provavelmente referindo-se às prisões secretas da Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês)dos EUA.

Mais cedo, Haley disse que os EUA podem se retirar do Conselho de Direitos Humanos da ONU, caso as reformas exigidas por Washington não sejam atendidas. “A retirada desse órgão seria um ganho para os direitos humanos em todo o mundo”, disse Valero.

Hoje, o governo Trump pediu para que a Venezuela saísse do Conselho e para que resoluções que condenam a gestão de Nicolás Maduro sejam aprovadas. Num discurso realizado nesta manhã em Genebra, Haley atacou o presidente venezuelano e sua permanência no organismo internacional.

“Se a Venezuela não pode, deveria renunciar de forma voluntária seu lugar no Conselho de Direitos Humanos da ONU até que ela coloque sua casa em ordem”, disse. (Matheus Maderal, com informações da Dow Jones Newswires – [email protected])

Posso ajudar?