Duas embarcações que transportavam centenas de imigrantes africanos para Europa viraram perto da costa próxima a capital da Líbia nesta segunda-feira. Segundo o porta-voz da guarda costeira do país, Qassim Ayoub, pelo menos 70 pessoas morreram afogadas e 36 pessoas foram resgatadas, incluindo três mulheres, uma delas grávida. As equipes ainda trabalham no resgate de dezenas de corpos que estão flutuando a cerca de 18 quilômetros da costa do distrito de Tajura.
De acordo com comandante da unidade local da guarda costeira, Ali Sarti, os barcos de patrulha resgataram alguns imigrantes que ainda estavam numa embarcação “quebrada e danificada no meio do mar” antes do amanhecer nesta segunda-feira.
Segundo a guarda costeira, uma das embarcações transportava pelo menos 250 imigrantes, mas um dos 36 sobreviventes disse à Associated Press que apenas 105 pessoas estavam à bordo. “Tinha um problema no barco, três mulheres e um bebê morreram”, disse o sobrevivente que preferiu não se identificar. Ainda não foram divulgados mais detalhes sobre o acidente do segundo barco.
A Líbia se tornou rota de fuga para os imigrantes da África subsaariana desde a derrubada do ditador Muamar Kadafi, em 2011. O número de refugiados que tenta fugir para Europa nas embarcações ilegais na costa do país aumentou e chegou aos milhares nos últimos anos com o agravamento dos conflitos na Síria, Iraque, Oriente Médio e África. Segundo a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), de janeiro até agora 110 mil pessoas foram resgatadas, mas pelo menos 1.889 morreram tentando fazer a perigosa travessia para o continente europeu. Fonte: Associated Press.