A Embraer apontou, em nota, que o relatório preliminar publicado pelo Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos (NTSB, na sigla em inglês), trazia recomendações de segurança que estão em linha com o que a Embraer já havia divulgado para seus clientes em dezembro de 2019. O órgão emitiu alertas à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre falha em um voo de um Embraer EMB-175, em novembro de 2019, operado pela Republic Airways.
"Estas recomendações envolvem tornar obrigatória uma modificação no manche para evitar uma montagem invertida da chave de comando, modificação esta que já está incorporada na linha de produção e disponível para incorporação na frota desde 2015, assim como uma inspeção nas cablagens da base da coluna do manche quanto a possível atrito ou danos", diz a empresa.
Desta forma, o problema teria sido um erro de manutenção.
Segundo o relatório, a análise posterior do avião mostrou um desgaste por atrito de fios na área em que a coluna de controle do piloto percorre o piso da cabine de comando. "Os procedimentos de manutenção no manual de aeronaves EMB-175 para ajustar o parafuso de parada mecânica atualmente não chamam atenção específica para essa questão crítica", dizia o relatório.
Ainda conforme nota da Embraer, o "NTSB recomendou aos operadores analisar o procedimento operacional relativo à respectiva falha para implementação de possíveis melhorias".
A empresa diz ainda que está participando das investigações.