Economia

Emprego industrial em Guarulhos registra queda

A variação ficou em -0,24%, o que significou uma redução de aproximadamente 300 postos de trabalho

O nível de emprego industrial na Diretoria Regional de Guarulhos do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) – região composta por quatro municípios (Guarulhos, Mairiporã, Arujá e Santa Isabel) – apresentou resultado negativo em janeiro. A variação ficou em -0,24%, o que significou uma redução de aproximadamente 300 postos de trabalho.

Em 12 meses, o acumulado é positivo em 5,72%, o que representa um acréscimo de aproximadamente 6.650 postos de trabalho. O índice negativo em janeiro, entretanto, foi influenciado pelas variações negativas do setor de Produtos de Borracha e Plástico (-2,32%), Metalurgia (-0,82%), Produtos de Metal exceto Máquinas e Equipamentos (-0,55%) e Veículos Automotores e Autopeças (-0,29%), que são os setores que mais influenciam o cálculo do índice total da região. O resultado só não foi pior devido a variação positiva do setor de Produtos Químicos (1,60%), que também influencia o cálculo do índice.

Resultados negativos em janeiro, entretanto, não é novidade para a indústria. No ano passado, a retração foi de -0,18%. Em 2009, foi ainda pior com queda de -1,77%. Em dezembro, o índice já apontava para a queda no nível de emprego, quando foi apurada uma retração de -0,09%.

Posso ajudar?