A empresa de delivery, Ifood, informou por nota, que trabalha desde o início dos primeiros casos de COVID-19 com medidas para garantir a segurança e orientar colaboradores e clientes sobre a prevenção da doença. Para os entregadores independentes, a empresa criou um fundo de R$ 1 milhão para dar suporte àqueles que necessitem permanecer em quarentena.
A empresa orientou que os entregadores que tenha suspeita ou confirmação do COVID-19 sigam todas as recomendações de saúde transmitida pelos órgãos públicos (também compartilhada pelos canais específicos de comunicação do iFood com o entregador) e, assim que possível, comunique a empresa do pelos canais de atendimento.
Com relação ao fundo solidário, as diretrizes ainda devem ser anunciadas pela empresa. “É importante ressaltar que o canal de contato entre os entregadores e a plataforma é via chat do app, ferramenta rápida e efetiva de comunicação entre o iFood e seus parceiros que permite a comunicação em tempo real” informou a empresa.
Uber
O Uber também informou que os motoristas e entregadores do aplicativo, que forem diagnosticados com o COVID-19, ou tiver quarentena solicitada por uma autoridade de saúde, receberão assistência financeira por até 14 dias, enquanto sua conta estiver suspensa.
“Nós já ajudamos motoristas parceiros em algumas áreas afetadas e estamos trabalhando para implementar essa medida rapidamente em todo o mundo”.
Empresas apostam na tecnologia para evitar o contato físico
O Ifood esclareceu que está testando entregas com menor contato, onde o usuário pode combinar com o entregador via chat onde deixar o seu pedido. Além disso, a empresa estuda outras ações para realizar as entregas sem contato, chamadas contactless – que permite fazer pagamentos por aproximação, que não demandam inserir o cartão na máquina.
“As equipes da foodtech estão comprometidas em continuar inovando com tecnologia no ecossistema de alimentação e também para buscar soluções específicas para contribuir com a população neste momento”.
O Uber Eats também traz a opção de realizar o pagamento através do aplicativo e mandar uma mensagem para o entregador indicado um local seguro para deixar o pedido.