Com sede em Guarulhos, no bairro de Cumbica, a Tecfil foi eleita pelo quarto ano consecutivo uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil, pelo Guia Exame-Você S/A. Fundada em 1953, a Tecfil dedica-se ao desenvolvimento e à produção de filtros para os mais variados modelos e tipos de veículos, com produção superior a 60 milhões de unidades por ano.
De acordo com Ana Paula de Oliveira, gerente de Desenvolvimento Humano, as seguidas conquistas revelam o acerto da estratégia de respeito ao ser humano, do estilo gerencial orientador e participativo e da manutenção de relacionamento ético, responsável e de longo prazo com os funcionários, clientes e comunidade. Ela também realça a preocupação com a sustentabilidade, o meio ambiente e o zelo pela imagem da empresa, entre outros valores.
Durante o trabalho de pesquisa desenvolvido pelo Guia Exame-Você S/A, os funcionários salientaram uma série de ações de incentivo, como o desenvolvimento profissional, por intermédio de cursos e treinamentos; o plano de carreira, o recrutamento interno que garantiu o preenchimento de 33% das vagas existentes pelos próprios funcionários; o programa de ideias, por intermédio do qual os empregados buscam melhorias em todas as áreas da fábrica, segurança e meio ambiente, assim como qualidade dos produtos e redução de custos.
Outro programa destacado foi o de cidadania empresarial, voltado para o atendimento, atração e retenção de mulheres no quadro de funcionários, sem discriminação no preenchimento de vagas e na remuneração. Segundo a Tecfil, 29,7% de seu quadro é composto por funcionárias.
Também foram realçados os programas de incentivo à prática de esportes, o espaço cultural e a preocupação com a responsabilidade social, por intermédio de doações de brinquedos, agasalhos, alimentos, cestas básicas e até produtos para entidades filantrópicas da região de Guarulhos.
O levantamento revelou, ainda, a política de saúde, que privilegia a qualidade de vida dos funcionários, com ações preventivas e o incentivo ao equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho, assim como o programa Zero Acidente, que dá prêmios aos funcionários a cada período de 60 dias sem ocorrências que provocam afastamento. O mesmo destaque foi atribuído às ações de responsabilidade social desenvolvidas pelos próprios colaboradores, por intermédio do comitê interno de conservação de água e energia, à busca de alternativas como a reciclagem e o reuso ou coprocessamento para destinação de resíduos, visando minimizar o impacto ao meio ambiente.