Os operadores de transporte público são um dos profissionais que mais sofrem stress em seu cotidiano. Passam por situações que exigem muita concentração, autocontrole e habilidade para lidar com o trânsito caótico das grandes cidades.
Existem várias estratégias de capacitação para estes profissionais, cujas propostas vão desde as técnicas até as atitudinais. Entretanto, algumas situações precisam de muita criatividade para que os objetivos sejam alcançados.
Na Guarulhos Transportes, um dos melhores momentos para o treinamento dos colaboradores acontece no retorno de suas férias. “Tratamos como uma requalificação, pois é muito comum que, depois de um momento de descanso, eles voltem com alguns ‘esquecimentos’”, afirmou Alessandro Ferreira Santos, gerente de Recursos Humanos.
Neste ciclo de capacitação pós-férias, os operadores revisam conteúdo acerca da educação financeira, saúde do colaborador, divulgação do site da empresa, informações institucionais, legislação e de questões que envolvem o relacionamento com os diversos tipos de passageiros.
Como proposta inédita neste ano, a empresa optou por um trabalho de vivência: “A ideia é que eles sentissem na pele a dificuldade de locomoção de um idoso ou deficiente”, disse Santos.
Sentindo na pele
Em contato com o Recanto dos Avós, entidade privada sem fins lucrativos localizado na Estrada do Saboó, em Guarulhos e dedicada ao atendimento da população idosa, a empresa deu início ao projeto que abrange visitas mensais visando promover uma conscientização sobre as dificuldades que uma pessoa idosa tem ao utilizar o transporte público, com isso, providenciar um atendimento melhor dentro dos coletivos e especialmente para esta população.
O contato é bem didático, pois o aprendizado passa pela forma de comunicação, bem como uma explicação a respeito das dificuldades que essas pessoas encontram em simples tarefas, cujo acompanhamento é feito pelos profissionais da entidade e, ao final, culmina com uma interatividade entre os internos e os motoristas.
O resultado prático desta ação é perceptível não só nas estatísticas de reclamações, mas também na conscientização dos atores do processo: “eu não percebia a dificuldade que um idoso tinha para fazer uma tarefa simples, como descer do coletivo”, afirmou o motorista Amaro.
Fundada em 2008, a Guarulhos Transportes conta com 700 funcionários e uma frota de 208 ônibus. Localizada no bairro do Taboão, em Guarulhos, ela atende 50 linhas intermunicipais.