Início » Empresas do NEC participam da Semana Profissionalizante da UnG
Economia Educação

Empresas do NEC participam da Semana Profissionalizante da UnG

Duas profissionais de empresas integrantes do Núcleo de Empresas de Comunicação (NEC), do Programa Empreender, da ACE-Guarulhos, ministraram palestras, por meio de lives no Instagram, na Semana Profissionalizante da Univeritas UnG. Todo o conteúdo está disponível na rede social da instituição (@ung.centro).

Gabrielle Caroline, da Hiato Conteúdo Digital, e Nicole Souza, da 5tart, transmitiram parte de suas experiências como empreendedoras no mercado comunicacional aos estudantes e internautas. Gabrielle abordou o tema “Como ter Cultura e Clima Organizacional como Aliados”, enquanto Nicole falou sobre “LinkedIn: Otimização, Perfil e Estratégias Aplicadas”.

De acordo com a fundadora da Hiato, o ideal é que as empresas recrutem profissionais que tenham não só capacidades técnicas e comportamentais adequadas para a vaga, mas que também tenham identificação com a cultura da empresa. Assim, os profissionais se sentirão parte da organização e o turn over tende a diminuir.

Para ela, a solução desses problemas está no clima organizacional. “Quando a empresa utiliza a sua cultura organizacional como aliada, a tendência é que os colaboradores se sintam parte, saibam que suas atividades são contribuições para o objetivo final da empresa. Eles entenderão que fazem parte do todo e a importância disso”, destacou.

Por outro lado, a empresária também ressaltou que falta paciência aos jovens que estão entrando no mercado de trabalho. “Os profissionais da geração Z não têm prestado atenção se a cultura da empresa ‘casa’ com aquilo que eles desejam para as suas carreiras. Hoje em dia, esses profissionais, da nova geração, possuem uma ansiedade de ascensão muito rápida e nem toda a empresa oportuniza isso”, argumentou.

Como aparecer bem no LinkedIn

Empreendedora desde os 19 anos de idade, Nicole fez uma apresentação voltada àqueles que estão em busca de uma oportunidade, mostrando como eles podem chamar a atenção dos recrutadores por meio do LinkedIn.

“Falamos sobre alguns pontos de otimização do perfil para ele ficar mais chamativo aos recrutadores. Ainda mostramos que tipo de conteúdo publicar e como se conectar com pessoas de forma estratégica. Também expliquei os quatro pilares do social selling aplicados ao LinkedIn. Mais de 80 pessoas assistiram ao vivo”, afirmou a CEO da 5tart.

O mercado da comunicação, na prática

A live com Gabrielle foi mediada pela coordenadora dos cursos de comunicação social da UnG, professora Flávia Delgado. Já a apresentação de Nicole teve a intermediação da professora Regina Célia Fernandes Dias.

A professora Luciana Guimarães, coordenadora do curso de Direito da UnG e uma das responsáveis pela Semana Profissionalizante, afirmou que as lives foram fundamentais para os alunos da instituição conhecerem, na prática, o mercado da comunicação.

“É sempre importante proporcionarmos conhecimentos teóricos e práticos aos nossos alunos. E atingimos este objetivo ao convidar duas profissionais tão competentes para a nossa semana”, salientou.

O NEC

O Núcleo de Empresas de Comunicação do Empreender começou a se reunir no início de 2020, com nove agências da cidade. Logo o grupo expandiu para empresas ligadas ao setor de comunicação, além das agências. Hoje, o grupo conta com 12 empresas que se reúnem quinzenalmente – de forma remota, por conta da pandemia – para, em conjunto, melhorarem processos, promoverem a educação continuada, fortalecerem o mercado e buscarem soluções para o setor de atividade.