As empresas brasileiras estão mais otimistas com o ano de 2011 do que com 2010. Pesquisa da Amcham e do Ibope Inteligência com 500 associadas da entidade mostra que 87% delas projetam crescimento de vendas para 2011, contra 79% que esperam aumentar o faturamento neste ano. Outro dado importante do levantamento indica que o número de empresas que ampliarão investimentos aumentou de 55% para 63 % em 2011.
Segundo levantamento divulgado no CEO Fórum "Perspectivas 2011", o foco de investimento das empresas será nas estratégias comerciais, com o mesmo índice de respostas para este e para o próximo ano (65%). A mudança neste caso será um aumento dos investimentos em contratações, benefícios, capacitação e treinamento (47% em 2011 ante 40% este ano), contra uma diminuição na participação de campanhas de marketing, caindo para 39% no próximo ano, contra 46% em 2010. Outro importante driver dos investimentos em 2011 promete ser a inovação: 46% (contra 42% em 2010) elegem pesquisa e desenvolvimento como um grande foco para aportar recursos.
Para os entrevistados, as principais preocupações em relação a 2011 são relativas a impostos e a carga tributária, cenário político brasileiro com o novo governo, desaceleração da economia nacional e disponibilidade e qualificação da mão de obra.
Quando questionados sobre competitividade e as oportunidades de investimento e crescimento oferecidas à iniciativa privada e ao governo, os respondentes acreditam mais nas empresas. Segundo o levantamento sobre as companhias, 40% acreditam que elas aproveitam intensamente as oportunidades, e 52% acham que de certa forma elas o fazem. Em relação ao governo, 42% dos respondentes acham que aproveitam muito pouco as oportunidades, e 48% acreditam que utiliza de certa forma.