Cidades

EMTU e STT chegam a acordo para Corredor funcionar no dia 19

O impasse foi longo, mas EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e STT (Secretaria de Transporte e Trânsito) chegaram a um acordo nesta sexta-feira, 11, para solucionar as pendências existentes e promover, de fato, a operação do Corredor Metropolitano Guarulhos – São Paulo para o próximo sábado, 19, com 130 veículos disponíveis e distribuídos em 24 linhas.
 
“A partir de amanhã *sábado) vamos começar a fazer as vistorias no Corredor e caso tenha alguma interferência em relação a obra, a empresa responsável é solidária até novembro. Na quinta-feira, 17, nos reunimos novamente para fazer um check-list e fazer todas publicações necessárias em diário oficial e o convênio esteja firmado, inclusive com os ônibus municipais”, explicou o secretário de Transporte e Trânsito, Atílio Pereira.
 
Tanto EMTU quanto STT apontam possíveis irregularidades dentro das benfeitorias que envolve o empreendimento como os semáforos desligados, falta de energia nas estações de embarque e desembarque, trechos sem pavimento rígido, a existência de uma feira livre e veículos com infraestrutura inadequada para atender os passageiros. Entretanto, Pereira afirmou que 74% da frota metropolitana de ônibus já está adaptada, inclusive com entrada e saída pelo lado esquerdo dos veículos.
 
“Alguns veículos ainda não têm a porta esquerda, mas tem um cronograma de entrega elaborado pelo operacional da EMTU para acelerar a entrega desses veículos. Dos 130, 95 já estão preparados para atender de forma adequada os passageiros, e parte desses entra em operação nessa semana e a outra no dia 5 de outubro, quando terá todos os veículos em operação", declarou o dirigente da STT.
 
Projeto  elaborado no ano de 2009, o Corredor Metropolitano teria como previsão o mês de dezembro do último ano para sua entrega. Ao longo dos 12,3 quilômetros de extensão, o equipamento conta com 16 estações de embarque e desembarque. No entanto, a EMTU se responsabilizou em disponibilizar a energia elétrica em todas as estações, enquanto a Prefeitura irá fazer a ligações dos semáforos daquele viário.
 
“O Governo do Estado investiu no município de Guarulhos (cerca de R$ 100 milhões) para melhorar e reduzir o tempo de viagem que o guarulhense leva até São Paulo e implantou a infraestrutura adequada. Em relação a falta de segurança não podemos achar que acrescendo sinalização semafórica, acrescendo sinalização vertical e de advertência e orientação no viário, que isso trouxe insegurança para o cidadão que usa e precisa”, disse o presidente da EMTU, Joaquim Lopes.
 
 
 Para viabilizar o início da operação, a Secretaria de Transportes e Trânsito do município se comprometeu, já na próxima semana, a:
 
– completar a ligação e sincronização do sistema semafórico a partir dos novos conjuntos semafóricos já instalados pela EMTU/SP;
 
– publicar no Diário Oficial do município determinação que proíbe a circulação e estacionamento de veículos particulares na faixa exclusiva do Corredor;
 
– colocar faixas e distribuir folhetos de orientação à população sobre a circulação dos ônibus com porta à esquerda no corredor, tantos os da frota metropolitana como os da frota municipal;
 
– transferir a feira–livre junto à parada Timóteo Penteado e o Posto de Entrega Voluntária (PEV) próximo à parada Vila Milton antes de 19/09.
 
Sobre a energização das paradas do trecho, a EMTU/SP contratou a concessionária EDP Bandeirantes para realizar o serviço. Foram implantados 24 postes de entrada de energia, com medidor. A empresa vai finalizar os serviços e todas as estações devem estar iluminadas neste final de semana.
 
Um total de 23 linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU/SP serão integradas em pontos estratégicos no corredor, propiciando mais mobilidade aos passageiros da região de Guarulhos. Além disso, os usuários contarão com o desconto de até R$ 4,40 no pagamento da tarifa, por meio do Cartão BOM (Bilhete do Ônibus Metropolitano).
 
A linha 802 Terminal Taboão – Metrô Tucuruvi é o serviço principal do novo sistema de transporte que já está operando com nove ônibus, mantendo intervalo médio de 15 minutos nos horários de pico. Nessa primeira etapa 95 ônibus de porta à esquerda circularão no corredor.   
 

Posso ajudar?