Cidades

EMTU inicia prospecção para segundo trecho do Corredor Guarulhos

Começaram nesta sexta-feira os trabalhos da prospecção arqueológica do trecho Cecap-Vila Galvão do Corredor Metropolitano Guarulhos-São Paulo, realizado pelaa Secretaria dos Transportes Metropolitanos e da EMTU/SP.

Esta ação significa um avanço importante para a implantação do segundo trecho deste novo sistema de transporte que atenderá o segundo município mais populoso do Estado de São Paulo.

 

A prospecção arqueológica consiste em um programa de intervenções no subsolo em locais de maior potencial arqueológico dentro da área de influência direta de um empreendimento. O procedimento faz parte do processo de licenciamento ambiental e só começa a partir da outorga para execução dos serviços, já concedida pelo Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural (IPHAN). Ao final da prospecção, cabe também ao IPHAN aprovar os trabalhos executados.

 

Uma equipe composta por três arqueólogos, mais 12 técnicos e pessoal de apoio, estará envolvida nos trabalhos que envolvem de 24 a 28 sondagens no futuro Terminal Vila Galvão, até o dia 21/05/2013, e mais 500 pontos de sondagens serão verificados ao longo do traçado até julho deste ano. Caso sejam encontrados vestígios arqueológicos, o material será resgatado, analisado e encaminhado a estabelecimentos especializados em conservação, conforme previsto no Programa.

 

 

O projeto do Corredor

 

O trecho CECAP – Vila Galvão tem 12,3 km de extensão e prevê a construção de um terminal de integração, duas estações de transferência, 20 estações de embarque e desembarque, com faixa exclusiva para a circulação dos ônibus que transportarão, em média, 120 mil usuários por dia. Após a prospecção arqueológica, a previsão é de que as obras comecem em julho deste ano e a conclusão está prevista para julho de 2014.

 

No primeiro trecho do Corredor Metropolitano Guarulhos – São Paulo foram entregues em 2012 os Terminais Taboão e CECAP e para o viário de 3,7 km aguarda-se a Licença de Operação que será emitida pela Cetesb.

Posso ajudar?