Cidades

EMTU irá assinar contratos com perueiros intermunicipais em setembro

Segundo promotor, vínculo dos perueiros deve ser diretamente com o poder público

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) assinará os novos contratos com os 150 perueiros intermunicipais que atuam em Guarulhos em 15 de setembro. A decisão ocorreu na quinta-feira, após reunião na Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social da Capital.

Os contratos dos permissionários estão vinculados ao Consórcio Internorte, grupo que reúne as empresas de ônibus. O promotor de justiça Silvio Antonio Marques entende que o vínculo dos perueiros deve ser com o poder público e não com a iniciativa privada. As negociações começaram após a Internorte impedir a utilização de catracas pelos perueiros que trocaram as vans por micro-ônibus, há dois anos.

Durante a audiência na Promotoria, o presidente da EMTU, Joaquim Lopes da Silva Junior, afirma que os perueiros poderão trabalhar em horários flexíveis para atingir o equilíbrio financeiro das linhas. Ele afirma que para promover a mudança de todas as vans para microonibus é necessária a alteração de resolução estadual, mas não confirmou se isso será feito.

Junior explicou que o novo contrato contará com a possibilidade de os permissionários contratarem um motorista preposto, ou seja, que trabalhe em horários diferentes dos titulares, desde que não ultrapasse a carga de oito horas diárias. As regras finais do contrato serão finalizadas até 1º de agosto.

O promotor afirmou que irá esperar até 20 de setembro por um ofício sobre a assinatura dos contratos.

 

Posso ajudar?