Os perueiros intermunicipais que utilizam microônibus terão catracas que aceitem os cartões Bilhete Ônibus Metropolitano (BOM). A garantia é da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), após intervenção do Ministério Público Estadual (MPE).
Desde 2009 há seis perueiros em Guarulhos que trocaram vans por microônibus, mas não tem acesso ao validador de catraca. Com isso, eles só podem transportar passageiros que paguem a passagem em dinheiro. A alegação, segundo os perueiros, é que a Internorte (consórcio das empresas de ônibus intermunicipais) não libera a catraca por colocar restrições a quem quisesse adquirir microonibus.
O presidente da CooperTriunfo, Vanei Antunes, responsável por 16 permissionários intermunicipais e pelos seis que possuem microônibus, afirma que o sistema deve ter evoluções em breve. "A EMTU vai assinar contratos com todos os permissionários e cada um terá que comprar microônibus até 2013 para cumprir a lei de Acessibilidade", diz.
Em nota, o consórcio Internorte afirma que os operadores que não possuem validador não assinaram contrato. O consórcio responde que atende todas as exigências da EMTU em relação ao transporte e que continuará a interferir nas lotações enquanto existir contrato vigente com os 150 operadores. A EMTU não se pronunciou até a conclusão desta edição.