Cidades

EMTU promete autuar empresas que não colocarem ônibus nas ruas

A Empresa Metropolitana de Transporte Urbano de São Paulo (EMTU) divulgou em seu site uma nota onde alerta que irá autuar as empresas de ônibus que descumprirem a programação de seus itinerários. Os sindicatos que represntam os motoristas e cobradores garantem que a paralisação deve ter início nas primeiras horas da sexta-feira (27) em apoio àGreve Geral convocada por movimentos sociais e centrais sindicais.
 
Ainda segundo a nota divulgada, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo (STM) informou que “aguarda a definição oficial dos sindicatos que representam os ferroviários, metroviários e motoristas de linhas de ônibus intermunicipais em relação à paralisação prevista para acontecer nesta sexta-feira”. 
 
Além dos ônibus municiais e intermunicipais estão previstas paralisações  no metrô e trens. Segundo o site Uol, o Tribunal de Justiça de São Paulo teria estipulado uma multa no total de R$ 3,7 milhões, para os quatro sindicatos da categoria, em caso de paralisações. A decisão provisória foi divulgada nesta quinta-feira (27).
 
O metrô e a CPTM recorreram à Justiça para garantir a circulação mínima de trens nos horários de pico. “Caso a greve seja considerada ilegal, a STM solicitará judicialmente o pagamento de multa aos sindicatos que aderiram ao movimento, vai descontar dos funcionários grevistas o dia não trabalhado e também o dia de descanso remunerado”. 

Posso ajudar?