O presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes, em entrevista ao programa Bom Dia SP, da TV Globo, afirmou na manhã desta terça-feira que o Corredor Guarulhos-São Paulo será inaugurado na segunda quinzena de agosto. A obra, prometida inicialmente para o final de 2014, teve uma série de atrasos em sua entrega, conforme o GuarulhosWeb já publicou váras vezes.
Em maio, a EMTU – antes de finalizar a obra – informou que foi surpreendida por uma decisão da Prefeitura de Guarulhos que embargou o empreendimento, mesmo antes de ser concluído. "Nós não tínhamos terminado ainda. É natural na fase final que ajustes devem ser feitos. Mas a Prefietura, numa atitude unilateral, decidiu embargar. Isso atrasou ainda mais", afirmou.
Lopes disse ainda que a EMTU seguiu à risca o projeto do Corredor, que liga os terminais da Vila Galvão ao do Cecap, conforme foi apresentado em audiência pública antes de seu início. "No entanto, no decorrer da obra, a Prefeitura foi incluindo algumas exigências que atrapalharam a conclusão, como a construção de uma ciclovia e até um piscinão", disse. O presidente garantiu que, desta vez, o Corredor será entregue. A empresa trabalha na conclusão da sinalização semafórica ao longo da via e admitiu ter problemas da Estação da Vila Milton, onde ainda há diversos acertos a serem realizados.
O presidente da EMTU disse também que 3km do Corredor, entre a avenida Guarulhos e a Antonio de Souza, não contarão com faixas exclusivas, devido a mudanças impostas pela Prefeitura. "Nesse trecho, os ônibus compartilharão o espaço com os carros".