Cidades

EMTU promete providências contra empresas que cederam ônibus a ato do PT

Pelo menos 15 ônibus de empresas que servem ao Consórcio Internorte e atendem linhas da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Metropolitanos) teriam sido colocados à disposição de grupos políticos de Guarulhos para levar pessoas da cidade à manifestação em favor da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ambos do PT, realizada no final da tarde de sexta-feira, em São Paulo. O jornal Folha Metropolitana flagrou um deles no Bom Clima, lotado de pessoas camisas vermelhas, que confirmaram a ida ao ato. 
 
Um vídeo enviado ao GuarulhosWeb e divulgado nas redes sociais mostra um coletivo que serve à EMTU com militantes vestidos de vermelhos. Também ônibus que prestam serviços de tranportes de servidores à Prefeitura de Guarulhos e a Proguaru foram vistos seguindo pela rodovia Presidente Dutra, na tarde de sexta-feira, no sentido de São Paulo, com pessoas vestidas de vermelho e gritando palavras de ordem de apoio a Lula. 
 
Em reportagem publicada neste sábado, a Folha Metropolitana mostrou o flagrante e a abordagem a militantes, que confirmaram o uso do ônibus. Ao jornal, a EMTU enviou nota dizendo que “repudia o fato relatado”. De acordo com a empresa, “a utilização de veículos de linha metropolitana regular para outra finalidade que não a autorizada pela gerenciadora é terminantemente proibida”. A EMTU informou que a empresa operadora já foi contatada e autuada por prestar serviços de outra natureza”. Acrescentou que os ônibus deveriam “estar a serviço da população. 
 
O GuarulhosWeb apurou que algumas empresas que prestam serviços ao sistema de transporte da cidade teriam sido pressionadas por grupos políticos ligados ao PT para liberarem os ônibus. Na sexta-feira, o GuarulhosWeb mostrou que os servidores comissionados começaram a deixar os locais de trabalho a partir das 15h para se dirigirem ao ato em São Paulo. Na quarta-feira, em evento convocado pelo prefeito Sebastião Almeida (PT), os comissionados foram intimados a comparecerem ao ato e foram aconselhados a saírem mais cedo na sexta-feira, pelo próprio chefe do Executivo municipal. 
 

Posso ajudar?