Em 18 de agosto, o GuarulhosWeb publicou a reclamação de um morador da Vila Endres que denunciou problemas na linha 578 da EMTU, que liga o Tranquilidade ao Terminal Armênia, em São Paulo. Segundo contou, nas primeiras horas da manhã, os ônibus chegavam ao bairro lotados e muitos passavam direto no ponto. Na ocasião, a EMTU minimizou a questão, informando que o atendimento no local seria normal.
Nesta semana, a moradora do mesmo bairro, Cristiane Proença, enviou pelo WhatsApp do GuarulhosWeb uma reclamação bastante parecida, informando que o bairro conta com apenas duas linhas de ônibus para São Paulo, uma para o Armênia, a 578 (mais utilizada)e outra para o Metrô Penha. Ela disse que o bairro cresceu muito e não foram acrescentadas novas linhas nem ônibus.
O GuarulhosWeb voltou a questionar a EMTU, que enviou uma resposta diferente desta vez, reconhecendo o problema.
RESPOSTA DA EMTU
Fiscalização da EMTU/SP realizada em 26/08, no horário de pico da manhã, constatou o não cumprimento de partidas programadas e excesso de passageiros na linha 578. Além das autuações, o consórcio responsável foi advertido por notificação a cumprir rigorosamente a programação horária estabelecida, sob pena de novas sanções legais cabíveis. Já se encontra em estudo na EMTU/SP a readequação da programação horária da linha para que a oferta se torne mais compatível com a demanda atual de usuários.