Cidades

Encarcerados em presídios de Guarulhos participam da Olimpíada de Matemática

Nesta terça-feira (6), 212 alunos matriculados em escolas da rede estadual em penitenciárias de Guarulhos participam da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Os candidatos aprovados seguem para a segunda fase em setembro e podem ser premiados nos três níveis estipulados da competição.
 
Este ano, o número de inscritos aumentou 20% em relação à 2016. A competição é aberta a estudantes do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Médio de todo País
 
No Estado, o número de inscritos é de 9.890 e representa mais da metade dos 17.148 alunos, que estudam em unidades prisionais paulistas.
 
Os candidatos da OBMEP são divididos em três níveis, de acordo com a escolaridade: nível 1 – 6º ao 7º ano; nível 2 – 8º ao 9º ano; e nível 3 – 1ª à 3ª série. A primeira fase é eliminatória com provas objetivas contendo 20 questões. As escolas inscritas são responsáveis pela aplicação e correção dos exames. A divulga&c cedil;ão da lista de classificados está prevista para 11 de agosto.
 
Serão classificados para a segunda fase os alunos que obtiverem as maiores notas, segundo critérios estabelecidos pela organização da Olimpíada para cada nível. A próxima etapa terá provas discursivas e agendadas para 16 de setembro. O resultado final será divulgado em novembro. Em 2016, a rede estadual paulista fechou a Olimpíada com 692 medalhas entre ouro, prata e bronze.
 
Para ajudar na preparação dos alunos, a Secretaria da Educação orientou professores a adotar dentro de sala de aula diferentes ferramentas de aprendizagem. Entre as digitais, a sugestão é o Currículo+, plataforma interativa com mais de mil vídeos, infográficos, games e videoaulas. Jogos de tabuleiros e ábacos também são opções para o ensino da Matemática e raciocínio lógico.

Posso ajudar?