Cidades

Enchentes preocupam moradores do Jardim Odete

Há mais de 20 anos, moradores do Jardim Odete sofrem com enchentes...

Há mais de 20 anos, moradores do Jardim Odete sofrem com enchentes. O problema seria uma galeria de água que entope sempre que as chuvas começam. O descarte irregular de lixo e a falta de manutenção são as principais reclamações dos vizinhos que contabilizam os prejuízos. 

Segundo moradores, na última segunda-feira, 20/01, funcionários da Proguaru estiveram no local para realizar uma limpeza. O GuarulhosWeb esteve na Travessa Laurentino Chaves do Amaral, nesta quinta-feira, 23/01, e encontrou a sujeira retirada de um dos dutos de água acumulada em uma calçada. 

“O bueiro foi limpo, mas nem tudo que estava dentro foi retirado. O lixo permanece aqui, se chover entope tudo de novo e nós continuamos sofrendo com as enchentes”, contou o morador José Sanivaldo do Nascimento Souza, de 53 anos. 

Sanivaldo mora ao lado de uma passagem de água construída pela prefeitura e contou que há anos pede uma solução para o problema. Para evitar perder mais objetos ele instalou uma comporta em frente a sua residência para evitar a entrada da água. 

Ao lado da casa da aposentada Severina Alta da Silva, funciona uma oficina mecânica que sofreu danos na última enchente. O imóvel está localizado ao lado da galeria de água e foi isolado com fita zebrada pela Coordenadoria Municipal de Proteção de Defesa Civil interditou a área. Após o ocorrido, o mecânico passou a trabalhar na garagem de um vizinho. 

“Meu filho está sem saber o que fazer. Perdeu a referência, ele sempre viveu nesta mecânica, era o ganha pão dele”, explicou. 

Segundo a Gerência de Comunicação da Proguaru, a remoção dos resíduos será efetuada nos próximos dias.

Já a Coordenadoria Municipal de Proteção de Defesa Civil informou que o imóvel não foi interditado. “No dia 10/01, uma equipe de agentes compareceu à oficina, estudou o problema e orientou os funcionários sobre os reparos e manutenção necessários. Uma fita zebrada foi colocada, mas não houve interdição”. 

 

Para finalizar, “agentes encaminharam o caso para a Secretaria de Serviços Públicos e de Desenvolvimento Urbano”.

 

 

Posso ajudar?