O salão de artes do Adamastor Centro ficou lotado na manhã desta quinta-feira (24) durante o Encontro de Conselheiros em Saúde, promovido pela Secretaria de Saúde, por meio da Escola SUS. O evento, que reuniu mais de 200 pessoas, contou com a presença do prefeito Guti, do secretário de Saúde, José Sérgio Iglesias Filho e de sua adjunta, Graciane Dias Figueiredo Mechenas, entre outras autoridades.
O objetivo da iniciativa foi garantir espaços ampliados e democráticos para reflexão sobre a temática da participação popular e controle social. Guti agradeceu a presença de todos e classificou como muito importante essa interação. “Não podia deixar de vir aqui, para externar minha gratidão a cada um de vocês. Nem sempre vamos pensar da mesma maneira, mas temos uma coisa que nos une que é a melhoria do SUS. E os avanços que já obtivemos têm uma parcela de contribuição significativa de vocês”, destacou o prefeito.
A atividade desta quinta-feira integra a programação do curso de formação dos conselheiros, que teve início em abril passado e é realizado em diversas turmas a partir da realidade de cada região de saúde. Cada grupo contará com seis encontros de quatro horas cada, nos quais serão abordados os processos saúde/doença e de trabalho nas unidades de saúde; participação popular e controle social; papel dos conselheiros de saúde; políticas de saúde; a história dos conselhos de saúde; o SUS Guarulhos e as redes de atenção; e PróRede (recursos descentralizados de Saúde).
Os trabalhos do dia contaram com intervenções de Educação Popular em Saúde, por educadores da Tenda Paulo Freire, que sensibilizaram o público para a importância da participação popular nas ações políticas relacionadas à Saúde Pública. “Vocês são os nossos olhos nas unidades e, juntos, vamos construir um SUS melhor”, disse Sérgio Iglesias. Da mesma forma, a adjunta Graciane Figueiredo também falou dos avanços na área e da importância dos conselhos: “unidos vamos construir a saúde que a gente quer”.
Por meio de interações reflexivas mediadas pela arte, os educadores estimularam o diálogo saudável e o vínculo das pessoas com os ambientes coletivos de controle social. Na mesma linha de pensamento, a palestrante convidada, Sirlene Cheriato, iniciou sua fala explicando que para ouvir o outro se faz necessário silenciar a mente. “Às vezes as palavras se atropelam dentro de nós e nos impede de ouvir o outro”, observou.
“Participação Popular e Controle Social – o papel dos conselheiros” foi o tema abordado pela palestrante, seguido de debate. O encontro, que foi encerrado por volta do meio dia, ainda contou com intervenções da Tenda Paulo Freire sobre participação popular e cuidado em saúde.