O alinhamento de informações, dos fluxos de trabalho e a apresentação das ações planejadas para aprimorar a assistência no município pautaram o 4º Encontro de Farmacêuticos de Guarulhos, realizado nesta terça-feira (26), no auditório da Secretaria de Saúde (Gopoúva). Promovido pela Assistência Farmacêutica, do Departamento de Assistência Integral à Saúde, o evento teve início às 7h30 com uma apresentação musical e reuniu profissionais da rede municipal e convidados.
Felipe Tadeu Carvalho Santos, farmacêutico especialista em Saúde da Família e mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília, abriu os trabalhos do dia, falando sobre a implantação do cuidado farmacêutico como ação integrada com a equipe de saúde, a fim de promover, proteger e recuperar a saúde e prevenir agravos. O palestrante apresentou o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo, nos distritos de Vila Curuçá e Itaim Paulista, por meio dos serviços da clínica farmacêutica e das atividades técnico-pedagógicas.
Essas ações, voltadas à educação em saúde e à promoção do uso racional de medicamentos prescritos e não prescritos, bem como de terapias alternativas e complementares, consistem no planejamento que vem sendo construído na cidade de Guarulhos pela Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde. A proposta é centrada principalmente na realização de consultas, visitas domiciliares e atividades em grupos pelos profissionais da área de Farmácia.
Segundo o palestrante, essa estratégia é muito importante para a ressignificação do farmacêutico na Atenção Básica, com um papel mais social e efetivo na promoção do uso racional de medicamentos. “Tem sido cada vez mais frequente nos serviços de saúde a presença de idosos com polimorbidades e usuários de vários medicamentos, com dificuldades associadas à utilização adequada da farmacoterapia. Por isso, é fundamental a incorporação do farmacêutico junto à equipe e ao usuário”, disse Felipe Santos.
O 4º Encontro de Farmacêuticos de Guarulhos também contou com a participação de Wesley Magno Ferreira, coordenador do Programa de Diabete de Morrinhos (GO), que falou sobre o uso racional da Gliclazida, medicamento para o controle da doença, que foi recentemente incorporado pela Comissão de Farmácia Terapêutica de Guarulhos.
A diabetes é hoje um dos perfis epidemiológicos mais preocupantes no mundo, tendo em vista que uma em cada 11 pessoas no mundo desenvolve a doença. Para a coordenadora da Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde, Giselle Bartelotti Nunes, o encontro serviu para desenhar um movimento diferente no município. “O reconhecimento da Assistência Farmacêutica por essa gestão e os avanços para que os profissionais de Farmácia sejam parte integrante das equipes de saúde, com certeza vão contribuir para melhorar a qualidade de vida da população”, destacou a coordenadora