O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) realiza amanhã, das 14h às 18h, no auditório das Faculdades Torricelli, reunião para estudo sobre o Estatuto da Igualdade Racial. O encontro é aberto ao público.
Em sua 7ª reunião extraordinária, o Compir tem como finalidade discutir e socializar as ideias propostas pelos conselheiros e apresentar aos gestores, servidores e pessoas da sociedade civil que tenham interesse nas políticas de igualdade racial.
Criado em dezembro de 2009 e com caráter consultivo e deliberativo, o Compir tem por objetivo propor em âmbito municipal políticas de promoção de igualdade racial com ênfase na população negra e outros segmentos étnicos do município, com a finalidade de combater o racismo, desconstruir o preconceito e reduzir as desigualdades raciais, inclusive nos aspectos econômico, financeiro, social, político e cultural.
A presidência do Conselho é exercida por Edna Roland, da Coordenadoria da Igualdade Racial, e a vice-presidência está a cargo de José Normam, da União de Negros pela Igualdade. O órgão é composto ainda, de forma paritária, por 12 representantes titulares do poder público municipal e 12 da sociedade civil, somados a um representante da Câmara Municipal e uma personalidade de notório saber.
O Compir conta também com as seguintes representações: Movimento Negro, Movimento de Mulheres, Religião, Hip-Hop, População Indígena, Movimento Sindical, Capoeira, Samba, Defesa dos Direitos da Cidadania, Patrimônio Histórico Cultural, Cursinhos Pré-Vestibulares e Universidades.