Cidades

Encontro do Grulac destaca relação de Guarulhos com imigrantes

Pela primeira vez, o Grupo de Países Latino-Americanos e do Caribe (Grulac) reuniu-se em Guarulhos, no Salão Nobre do Paço Municipal na manhã desta quinta-feira (21), a fim de conhecer as atividades da Prefeitura voltadas para migrantes e imigrantes, possibilitando assim mais ações conjuntas. 
            O prefeito Sebastião Almeida iniciou a conversa agradecendo a presença dos representantes e destacando a importância das diversas ações realizadas pela em prol dos imigrantes. “Nós temos grande preocupação com todos, desde aqueles que estão aqui de passagem até os que escolhem Guarulhos para viver. Nossas ações visam sempre a atender as necessidades de cada um da melhor forma possível, seja dando ‘boas vindas’ e auxiliando a pegar um táxi, ou ajudando a regularizar sua situação no País, tirar documentos e inscrever-se em programas sociais”, destacou Almeida.
 
            O coordenador de Relações Internacionais Fernando Santomauro destacou a boa relação existente entre Guarulhos e as cidades do Grulac, o que possibilita a criação de ações para atender demandas pautadas nos encontros do grupo. “Nossas conversas são constantes, o que possibilita um melhor entendimento das situações de cada país e, consequentemente, ações mais efetivas”, disse Santomauro.
 
Em seguida, os secretários de Habitação, Orlando Fantazzini; de Desenvolvimento Econômico, Luis Carlos Teodoro; de Governo, Benedito Silva; e de Assistência Social, Genilda Bernardes, destacaram as ações de cada área, como os trabalhos feitos com os imigrantes para a regularização de sua situação no País, bem como obtenção de documentos, além de informá-los sobre seus direitos e também, em determinadas situações, o trabalho de apoio e cadastramento de famílias em programas sociais. Eventos culturais e Feira de Negócios que envolvem Guarulhos e cidades estrangeiras também foi destaque na conversa.
 
            Claudio Marconi, cônsul Geral da Bolívia em São Paulo, disse estar satisfeito com o trabalho realizado pela Prefeitura para atender aos bolivianos de nossa cidade e mostrou interesse em desenvolver, em parceria com Guarulhos, um consulado móvel, a fim de atender ainda mais famílias. “Temos muitos trabalhadores e pais de família aqui e em São Paulo, e é muito importante realizar trabalhos para dar mais suporte a essas pessoas. Acredito que um projeto feito em parceria com a Prefeitura traria ainda mais resultados positivos, além dos que já estamos observando”, destacou Marconi.
 
Ações no Aeroporto
 
            Após a conversa no Paço Municipal, os participantes do encontro foram ao Aeroporto Internacional, conhecer de perto algumas dessas ações mais elogiadas e comentadas.
 
            O primeiro local visitado foi o Espaço Guarulhos, no Terminal1 do Aeroporto, que completou um ano nesta quinta-feira. Os representantes acharam a ideia muito interessante, por ser um espaço acolhedor e informativo para quem chega à cidade e também por ser um espaço em que eles poderão utilizar para recepcionar pessoas e realizar reuniões.
 
            Logo após, o grupo seguiu para o Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante, onde puderam conhecer mais o trabalho realizado, identificando possíveis vítimas de tráfico de pessoas e oferecendo, conforme cada caso, um acolhimento através de uma rede local. 
 
Além disso, conheceram como funcionam as campanhas locais para informar aos passageiros sobre como se prevenir do tráfico de pessoas e como obter suporte, através dos consulados brasileiros e de outras organizações no exterior no caso de sofrerem alguma violência.
 
O encontro teve a presença de José Gerardo Trasloheros Hernández, cônsul Geral do México em São Paulo e presidente do GRULAC, embaixador Oscar Benítez Estrago, cônsul Geral do Paraguai em São Paulo, ministro Plenipotenciário Jairo Abadía Mondragón, do Consulado Geral da Colômbia em São Paulo, Claudio Martín Luna Marconi, cônsul Geral da Bolívia em São Paulo, Luis Wladimir Vargas Anda, cônsul Geral do Equador em São Paulo, Elmer A. Rodriguez Aparicio, cônsul Geral do Panamá em São Paulo, Arturo Jarama, cônsul Geral do Peru em São Paulo, Flávia Pisano, cônsul Geral do Uruguai em São Paulo, Manuel Radell, cônsul Geral de Venezuela em São Paulo e Ifrahim Miranda León, conselheiro do Consulado de Cuba em São Paulo. Também esteve presente a secretária Veridiana Lhamas de Avelar Fernandes, chefe do Cerimonial do ERESP/MRE (Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo).
 

Posso ajudar?