Acontece

Encontro no CIC Pimentas marca o dia do capoeirista no próximo domingo

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) Pimentas receberá no próximo domingo (3) um encontro de capoeira com o Grupo Semente Cultural, liderado por Mestre Espoleta. A celebração ao Dia do Capoeirista contará com batizado, formatura e troca de graduação e acontecerá das 10h às 15h com entrada gratuita na Estrada do Capão Bonito, 64, Jardim Maria de Lourdes, e o apoio cultural da Subsecretaria da Igualdade Racial de Guarulhos.

Mestre Espoleta dá aulas gratuitas de capoeira para crianças e adultos no CIC Pimentas há mais de uma década. Os interessados podem obter mais informações no Instagram do grupo (@capoeirasementecultural) e no do próprio professor (@thiago_espoleta), no qual está disponível seu WhatsApp. O encontro de domingo representará uma celebração da cultura afro-brasileira, da resistência e da beleza representadas pela capoeira.

“O evento é muito mais do que uma cerimônia. Trata-se de um verdadeiro encontro de histórias, de culturas e de gerações que se unem pela capoeira”, afirma mestre Espoleta. Segundo ele, a expectativa é que o CIC Pimentas reúna cerca de 200 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, além de grandes mestres da capoeira.

“O batizado marca o início de muitos na caminhada da capoeira, e para outros é um momento de evolução e reconhecimento. Cada corda entregue representa dedicação, respeito e aprendizado. Ver nossos alunos avançando, crescendo como pessoas e capoeiristas é um dos maiores presentes que posso receber como mestre”, completa Espoleta.

A capoeira nasceu como forma de resistência dos negros escravizados no Brasil e tornou-se um símbolo de luta e resistência. Com o passar dos anos, consolidou-se como uma prática complexa e rica, que alia musicalidade, movimento, disciplina, estratégia e coletividade. Hoje reconhecida mundialmente, a capoeira é também uma ferramenta pedagógica, promotora de igualdade e inclusão social. “A prática representa, também, uma oportunidade para tirar o jovem do risco social e dar a ele uma nova perspectiva de vida”, explica Jorge Caniba Batista dos Santos, subsecretário da Igualdade Racial de Guarulhos, praticante de capoeira.

Contextualização

Em 3 de agosto é celebrado o Dia do(a) Capoeirista, data comemorativa aprovada na Assembleia Legislativa do Estado por meio da lei 4.649/1985. Vale destacar, também, o 5 de julho, celebrado como o Dia da Capoeira pela lei estadual 16.896/2018. No Brasil ainda se comemora o Dia Nacional da Capoeira em 23 de novembro, em homenagem ao nascimento de Mestre Bimba, um dos maiores nomes da história da capoeira. Também no país é celebrado o Dia da Capoeira em 5 de julho. Por fim, o 3 de agosto foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em reconhecimento à capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, declarado oficialmente em 2014.