Educação

Enem 2022: qual a diferença entre a versão impressa e digital do exame?

A happy good looking successful curly African American stylish freelancer or student girl, sitting at her desktop at home office, looking to the side, smiling pleasantly, dreaming about vacation

As inscrições para o do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 terminam no próximo sábado, dia 21. Desde a edição de 2021, quando o Enem Digital foi aplicado pela primeira vez, os estudantes precisam escolher já na inscrição qual modalidade de prova quer fazer: se a versão em papel ou pelo computador. Após o preenchimento do formulário, não é permitido trocar de opção. Mas qual a diferença entre elas.

Antes de tudo é preciso destacar que não há uma mudança nas questões, sendo a mesma prova para as duas versões aplicadas no mesmo dia – esse ano será em 13 e 20 de novembro. O que muda mesmo é só o formato. Enquanto uma prova é no papel, a outra é na tela. A redação, no entanto, continua manuscrita em ambas as opções.

No Enem 2022 foram liberadas 101.100 vagas para o Enem Digital, que são preenchidas por ordem de inscrição. Uma vez esgotado o limite por cidade, acaba a chance de participar dessa versão. Com questões inéditas, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no primeiro dia de inscrição, a edição de 2022 atingiu a marca de 1 milhão de inscritos.

A estudante Laiane Fonseca, 18 anos, já se inscreveu e optou pela versão impressa da prova. Para ela, não há diferença nas duas opções e a forma tradicional passa mais segurança. “Eu me inscrevi logo nos primeiros dias. Eu fiz o exame no ano passado e neste ano vou fazer novamente para testar meus conhecimentos. Pensei em fazer a versão digital, mas optei pela impressa mesmo. Estou na expectativa para os dias das provas”, afirma.

A versão impressa pode ser feita por qualquer pessoa, inclusive os alunos chamados ‘treineiros’, ou seja, aqueles que não vão concluir o Ensino Médio este ano ou que ainda não estão cursando essa etapa. Já a participação na versão digital é exclusiva para quem já concluiu o Ensino Médio ou que está concluindo essa etapa neste ano. O atendimento especializado é o mesmo nas duas versões do Enem 2022.

As provas do Enem digital 2022 serão aplicadas em locais definidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sob as mesmas condições de segurança e sigilo. A redação será realizada em formato impresso, nos mesmos moldes de aplicação e correção da versão tradicional do exame. A previsão é que, até 2026, o Enem será aplicado integralmente digital. Ou seja, a versão impressa será extinta.

Cronograma do Enem 2022
⦁ Inscrições para o Enem 2022: 10 a 21 de maio de 2022
⦁ Prazo para pagamento da taxa de inscrição: 10 a 27 de maio de 2022
⦁ Solicitação de atendimento específico e especializado: 10 a 21 de maio de 2022
⦁ Solicitação de uso do nome social: 23 a 28 de junho de 2022
⦁ Divulgação dos locais da prova: prazo ainda não informado
⦁ Aplicação das provas do Enem 2022: 13 e 20 de novembro de 2022

Tags