Educação

Enem 2022: quase dois milhões de participantes solicitaram a isenção da taxa de inscrição

Portrait of university student doing homework in school library and smiling. Happy high school student looking at camera while studying for exam. African american clever guy with open book sitting at desk with copy space.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o número de participantes que solicitaram a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. No total, 1.949.448 estudantes solicitaram a isenção na prova. Destes, 94.721 justificaram a ausência na edição passada do exame.

Os resultados dos pedidos de isenção estão previstos para serem divulgados na próxima sexta-feira (22). O Inep alerta que o candidato que tiver o pedido indeferido para a isenção poderá entrar com recurso no período de 25 a 29 de abril. Os resultados dos recursos estão previstos para serem divulgados no dia 6 de maio.

A aprovação da solicitação de isenção da taxa não garante a inscrição no exame. Assim, os interessados em fazer o Enem 2022, isentos ou não, deverão fazer a inscrição na Página do Participante.

Puderam solicitar a isenção os estudantes de escola pública que estão na última série do ensino médio em 2022. É possível ter direito ao benefício quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou na condição de bolsista integral em escolas privadas cuja renda per capita seja igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Além desses, é garantida a isenção aos participantes declarados em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membro de família de baixa renda, e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Os solicitantes deverão informar o número de Identificação Social (NIS) único e válido. No site do Inep é possível conferir um passo a passo de como solicitar a isenção.

*Com informações do Inep

Tags
Posso ajudar?