A Stock Car retorna a Cascavel neste fim de semana. Uma das expectativas é ver como pilotos e equipes vão se adequar às condições do tempo. Depois de fortes chuvas, a previsão é de frio no sudoeste paranaense. Na equipe Ipiranga Racing, a engenheira de competição Rachel Loh, única mulher na modalidade, já recalculou a rota. Em conversa com o <b>Estadão</b>, Rachel comentou sobre a inclusão de mulheres no automobilismo e o projeto que estreia na Stock Car nesta quarta etapa da temporada.
O desejo de trabalhar com corridas, carros, graxa e pneus não vem desde sempre. Ele nasceu somente quando Rachel ingressou na graduação em Engenharia Mecânica na Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro. Em muitas disciplinas sendo a única mulher da sala, a futura engenheira ingressou no Projeto Baja, que até hoje constrói carros off-road e disputa competições em nível nacional.
Ela foi a primeira integrante mulher, também sendo pioneira em ser pilota e capitã da equipe. "Quem me conhece acha que eu era apaixonada desde pequena por carros e corridas", conta. "As pessoas não acreditavam quando, ainda na Engenharia Mecânica, dizia que queria trabalhar com automobilismo", relembra.
Pouco depois da formatura, porém, Rachel foi assistente local da Toyota no Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, função que exerceu por seis anos. Entre 2005 e 2010, ela foi engenheira de dados da equipe Officer ProGP do piloto Duda Pamplona, na Stock Car. Mas em 2016, Rachel se tornou engenheira de pista da Andreas Mattheis Vogel. Desde então, ela segue na Ipiranga Racing.
Rachel integra a Comissão Feminina de Automobilismo (CFA) da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). A comissão é presidida pela piloto Bia Figueiredo. Juntas, elas alavancam projetos para engajamento feminino no automobilismo.
Uma bolsa da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) possibilitou a criação de oito projetos, como o "Girls On Track", que estreia na Stock Car na etapa deste fim de semana. O programa funciona como uma imersão de estudantes ou profissionais na área de mecânica ou engenharia para vivenciar um fim de semana de corrida com uma equipe profissional de competição. As equipes participantes são A.Mattheis Vogel, Blau Motorsport, Hot Car, Ipiranga Racing, KTF Racing, KTF Sports, Lubrax Podium TMG e Pole Motorsport.
O projeto já ocorreu na Fórmula E e na Seletiva de Kart. Além da Stock Car, as próximas paradas serão na Porsche Cup e na Copa Truck. "Não basta eu existir para incentivar. Preciso dar oportunidade, pegar o que construí e trazer as mulheres para perto. Dar mentoria e conselhos. Meu sonho é ver uma mulher no pit stop como mecânica também", analisa Rachel.
CHUVA ALTERA CRONOGRAMA DA STOCK CAR EM CASCAVEL
O atraso para a ida a Cascavel foi um imprevisto no cronograma das equipes. Enquanto aguardava o voo no Aeroporto de Congonhas, Rachel detalhou que foi possível fazer a reunião para discutir estratégia e analisar dados e que outro engenheiro da equipe conseguiu fazer o reconhecimento da pista ainda na quinta-feira.
A rotina pode ser resumida a dois elementos: números e confiança. O primeiro porque toda estratégia parte de banco de dados e informações, seja da pista, seja da temporada, além de relatórios pós-corrida. " Torturamos os números até eles indicarem o que a gente quer", brinca. A estratégia tem dado certo. Somente em 2023, em três etapas, a Ipiranga Racing tem três pódios. Thiago Camilo venceu a corrida 2 em Goiânia e a corrida 1 em Tarumã (RS). Já César Ramos foi o segundo colocado na corrida 2 do autódromo gaúcho.
A confiança é essencial no trabalho de Rachel com os pilotos. "Nós passamos por momentos tensos. Se o piloto não comprar a ideia, não dá certo. Envolve muita conversa. Temos todos os cenários mapeados. Quando imprevistos influenciam, temos sangue frio. Hoje em dia eu não me emociono no rádio. Isso não quer dizer que não me importo, mas tentamos manter a tranquilidade. A gente acerta e erra juntos", detalha a engenheira que acompanha o rádio de César Ramos durante as provas.
Rachel Loh também é comissária técnica da CBA. A função a coloca como integrante da equipe técnica do GP de São Paulo de Fórmula 1. Nesta modalidade, sua função é a vistoria e a fiscalização de pista e de equipes para o cumprimento do regulamento.
Em 2022, a engenheira se tornou a única mulher brasileira a participar como comissária do Grande Prêmio de Cingapura, por meio de um programa de intercâmbio da FIA Women. "Foi uma das experiências mais marcantes da minha vida. Foram 24 mulheres de países diferentes e duas emoções: ser selecionada como representante brasileira e o trabalho de ser comissária de pista", relembra.
Com o voo atrasado, no Aeroporto de Congonhas, a engenheira celebrava o aniversário de 44 anos. A chuva e os empecilhos de percurso eram detalhes. Ela comemorava fazendo o que ama: o trabalho na Stock Car.
SAIBA TUDO SOBRE A ETAPA DE CASCAVEL DA STOCK CAR
Na temporada 2022, o Autódromo Zilmar Beux ficou fora do circuito da modalidade. Após reformas, ele foi reintegrado. A primeira dificuldade já se apresentou na quinta-feira, quando equipes e pilotos ficaram em São Paulo depois do Aeroporto de Cascavel fechar por chuva forte e neblina. As adaptações variaram e teve quem pegou jatinho, novos voos ou mudou o destino, indo para Foz do Iguaçu ou Maringá e depois para o município da etapa.
A Stock Car chega a quarta etapa com a liderança de Thiago Camilo (Ipiranga Racing), com 99 pontos. Atrás dele, estão Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel), com 97; Rubens Barrichello (Full Time), com 79; César Ramos (Ipiranga Racing), com 77 e Ricardo Maurício (Eurofarma), com 73.
Os treinos da Stock Car em Cascavel serão iniciados nesta sexta-feira (16). A classificação está marcada para o sábado às 12h40, enquanto a rodada dupla da prova está prevista para às 11h da manhã de domingo. As corridas terão transmissão ao vivo da Band (TV aberta), SporTV (TV fechada) e do canal da Stock Car no YouTube.