Cidades

Engraxate Cidadão atende no hall de entrada da Câmara de Guarulhos

Quem visita a Câmara de Guarulhos já deve ter se deparado no hall de entrada com um engraxate, dando um brilho ou recuperando o corpo de calçados. Pois este serviço faz parte de uma parceria da Câmara com a Universidade de Guarulhos (UnG), idealizadora do Projeto Social Engraxate Cidadão. Consiste na capacitação técnica e profissional de seus participantes, que podem, assim, manterem-se ativos no mundo do trabalho. Ao mesmo tempo oferece à população um serviço de qualidade a preços camaradas.
 
Criado pela UnG em 2008 e posto em prática em 2012, o objetivo do projeto é proporcionar oportunidade de inserção e reinserção no mercado de trabalho para jovens e adultos. Para participar, os interessados, selecionados pela própria UnG, devem ter pelo menos 18 anos, ensino médio completo, baixa renda familiar, sem vínculos empregatícios, e disporem de pelo menos 20 horas livres por semana para o trabalho (mais informações, no campus Centro da UnG, Praça Tereza Cristina, 88, tel. 2423-7682, entre 13h e 18h.
 
Quem passar na seleção para o ofício de engraxate recebe treinamentos de gestão, marketing, marketing pessoal, finanças, informática, ética e cidadania. Além disso, ainda tem a oportunidade de ingressar em curso superior da UnG com bolsa integral em algum curso de graduação tecnológica. As cadeiras de engraxate do projeto estão espalhadas em shoppings, hotéis e outros locais ligados ao comércio.
 
Todo o material de trabalho necessário é oferecido para os participantes, que também recebem a cadeira de engraxate e o uniforme. Do total de rendimento obtido com o trabalho, o engraxate fica com 70 por cento. O restante vai para o custeio do programa.
 
A Câmara de Guarulhos, parceira desde outubro de 2012, faz sua parte cedendo um local, neste caso, o hall de entrada, para a acomodação da cadeira, normalmente próxima aos sofás de espera. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, no horário comercial.