Cidades

Eniac arrecada mais de duas toneladas doações para entidades carentes de Guarulhos

Para incentivar o espírito coletivo e a prática cidadã dos estudantes, o Colégio Eniac promoveu a 32ª edição do evento intitulado GinkEniac, que tem como objetivo integrar professores, alunos e familiares em dinâmicas esportivas, desafios e arrecadação de doações. Durante a ação, que teve início em fevereiro, os alunos arrecadaram 2.200 kg de alimentos não-perecíveis, fraldas, novelos de lã para confecção de toucas e lacres de latinhas que serão trocados por cadeiras de rodas.
 
A gincana envolve alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio e é estruturada tendo em vista a principal proposta pedagógica do Colégio Eniac: o estudo baseado em projetos. De acordo com Fabio Kao, coordenador de Educação Física do Colégio Eniac, a ação, além de incentivar a interação entre os alunos e a comunidade, fortalece três pontos principais. “A GinkEniac promove a aprendizagem baseada em problemas, já que os alunos são desafiados a resolver questões, incentiva a interdisciplinaridade, por envolver diversas disciplinas, e, igualmente importante, possui um forte caráter social”, explica.
 
Para a aluna Luísa Camerini, do 3º ano do Ensino Médio, “a atividade une muito toda a classe porque todos têm um objetivo em comum. E sobretudo tem a ação social que o Eniac faz. Nós arrecadamos muitas doações e não nos preocupamos em parar em uma meta estabelecida. Buscamos sempre dar o nosso melhor”, comenta. A ação permite a formação de cidadãos mais conscientes e líderes capazes de transformar desafios em oportunidades.
 
“A GinkEniac é uma atividade pedagógica, didática, social e ainda permite que os nossos alunos tenham contato com situações e problemas semelhantes aos que encontrarão no mundo real”, afirma Ruy Guérios, diretor do Grupo Eniac.  “O impacto social positivo e a boa recepção da comunidade escolar em relação ao evento são alguns fatores que fazem dele uma tradição no Eniac”.
 
As mais de duas toneladas em doações serão destinadas a 12 instituições carentes de Guarulhos: Associação Cultural Chico Mendes; Associação de Deficientes Visuais de Guarulhos (ADEVIG); Associação Guarulhense de Amparo ao Menor (AGAM); Clube de Mães Novo Recreio; Igreja Você em Cristo; Lar da Irmã Celeste; Lions Clube Guarulhos (Centro); Onco Amigo; Pensionato São Francisco Assis; Recanto dos Avós. Além deles, Cleide Siqueira, parceira do Eniac Innovation – projeto de inclusão social e profissional da instituição – comandará a distribuição de doações para: Clube de Mães São Pedro Apóstolo, Creche Pinguinho de Gente e famílias carentes da região da Vila Rosália.
 

Posso ajudar?