O colégio estará presente em todas as categorias da 44ª OCG, que acontece de 16 a 29 de agosto
Cerca de 400 alunos do Eniac participarão da 44ª Olimpíada Colegial Guarulhense (OCG), que acontece de 16 a 29 de agosto, e que deve contar com a adesão de 20 mil alunos, de escolas públicas e particulares, segundo expectativa da Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer, organizadora do evento. No próximo 1º de agosto é o último dia para as escolas de Guarulhos garantirem presença na OCG 2014.
Em busca do heptacampeonato – o último título foi no ano passado com 689 pontos, contra 662 do segundo colocado e 532 do terceiro – o Colégio Eniac estará presente em todas as modalidades e categorias. São 16 modalidades, sendo dez delas individuais (atletismo, capoeira, damas, ginástica artística, judô, caratê, natação, tênis, tênis de mesa e xadrez), cinco coletivas (basquete, vôlei, futebol, futsal e handebol) e uma extra (ginástica rítmica). Os atletas serão organizados em quatro categorias de acordo com a faixa etária: pré-mirim (10 e 11 anos), mirim (12 e 13 anos), infantil (14 e 15 anos) e juvenil (16 e 17 anos).
“Estamos nos preparando desde novembro de 2013, quando iniciamos uma ação novíssima, que foi a seletiva para bolsa atleta com maiores oportunidades aos alunos inscritos. Desde então, iniciamos os treinamentos com novos horários e equipes, talvez 30% reformulada, com a inclusão dos novatos aos veteranos, realizamos seletivas internas até março deste ano para formação das nossas equipes coletivas”, explica Fábio Kao, coordenador de Educação Física do Eniac.
Segundo ele, ser campeão geral fez com que os alunos do Eniac se motivassem ainda mais. “Até o ano passado, era uma batalha chamar os alunos para irem aos treinos e aos jogos, em virtude do que eu chamo ‘interferências externas’, ou seja, é difícil competir contra computadores e celulares, objetos considerados pelos adolescentes mais interessantes do que a prática de alguma atividade física. Mas, se hoje você perguntar quem quer participar desse tipo de competição, 90% do colégio vai querer”, disse o coordenador.
Kao acredita que a competição este ano será bem acirrada, pois os concorrentes também estão realizando bons trabalhos de preparação, e que o campeão terá uma diferença mínima do segundo e terceiro lugares. “A disputa será ponto-a-ponto, mas os nossos alunos/atletas têm consciência da importância desta disputa e estão bem preparados”, completa.