Cidades

ENIAC é convidado a mostrar case de sucesso em evento

O Centro Universitário ENIAC – instituição referência em inovação e tecnologia do ensino básico ao superior – é a faculdade brasileira de engenharia convidada para o evento “Festo Innovation Summit 2021”, organizado pela multinacional alemã Festo, especializada em soluções de automação e responsável pela implantação da planta industrial 4.0 do ENIAC.

O objetivo da ação, que ocorrerá de forma virtual e será realizada no próximo dia 7 de outubro (mais informações abaixo), é promover um encontro entre instituições sul-americanas que implementam inovações tecnológicas e sustentáveis diariamente em suas operações. As empresas convidadas vão ter a oportunidade de mostrar seus cases de sucesso, bem como inspirar outras indústrias da América do Sul, por meio de exemplos relacionados a atividades que envolvem digitalização, eficiência, sustentabilidade e capacitação.

O convite ao ENIAC surgiu após uma visita da Festo ao campus da instituição, em Guarulhos. Depois de fornecer uma planta de indústria 4.0 ao centro universitário, a multinacional pôde acompanhar uma evolução do projeto, que, agora, também funciona a partir de um comando de voz, graças à integração da assistente virtual Alexa à planta.

Os responsáveis pela adaptação foram o engenheiro e professor especialista de automação e controle, Lucas Almeida Willenshofer (formado no ENIAC), e o aluno de Engenharia da Computação do ENIAC, Vinicius de Andrade Piovezan, coordenados pelo professor Sebastião Garcia, também ex-aluno ENIAC.

Integrante da comitiva que visitou o ENIAC, o consultor Daniel Duarte afirmou que é gratificante ver a otimização de um produto desenvolvido pela Festo. “Vimos a aplicação de uma solução nossa com o acréscimo do conhecimento obtido no ENIAC. Isso nos motiva a manter essas ações com instituições de ensino”, pontuou.

Já o engenheiro Daniel Pola destacou a criatividade dos alunos e professores do ENIAC. “Hoje em dia, é fundamental fazer a junção de atividades corporativas a ações do nosso cotidiano, como o uso da Alexa. São soluções práticas, assertivas e de custos baixos”, analisou.

Responsável pela unidade de negócios da Festo, Lígia de Oliveira disse que ficou impressionada com a evolução desenvolvida na planta industrial. “É algo revolucionário e que devemos explorar com outras entidades. Temos que difundir ideias positivas como essa”, avaliou.

Mantenedor do ENIAC, o professor Ruy Guérios falou sobre a importância do reconhecimento e do convite para participar de um evento tão grandioso. “Estamos alinhados com as demandas do mercado, inaugurando nosso hub de inovação em outubro, e sempre em busca de inovações tecnológicas e de transformação digital que otimizem a produtividade e o crescimento dos profissionais envolvidos nessas soluções, independente da sua área de atuação”, disse o professor.

Posso ajudar?